Reportagens

Campanha Lacre do Bem alia sustentabilidade e voluntariado

Por Beatriz Biaggioni

A campanha “Lacre do Bem” doou, em dois anos, 72 cadeiras de rodas e reciclou mais de sete toneladas de alumínio,  A campanha, criada em 2 de junho de 2013, tem como objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio e, com a reciclagem desses materiais, adquirir cadeiras de rodas para doação às instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida.

A idealizadora do projeto social,  Julia Macedo, de 11 anos, conta que a ideia inicial era apenas de recolher lacres das latinhas que encontrasse pelo caminho. “Foi muito difícil  juntar tantos lacres, então decidi fazer bilhetinhos  todos os dias para entregar na escola e pedia que as pessoas colaborassem, recolhendo lacres das latas de alumínio. Dessa forma consegui chamar a atenção dos colegas, professores, amigos e parentes, que perceberam como a atitude  poderia ajudar muita gente”, conta Julia.

untitled-infographic (12)

Para doar uma cadeira de rodas são necessários 385 mil lacres de alumínio o equivalente a 140 garrafas PETS de dois litros

(Crédito: Beatriz Biaggioni)

Ao todo, são 7,3 toneladas, o que corresponde a 26,5 milhões de lacres que foram recolhidos durante a campanha. “Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Brasília e Bahia também doaram lacres para ajudar na campanha”, finaliza Julia.

A idealizadora do “Lacre do Bem” acredita que a missão do projeto seja promover um engajamento e uma mobilização entre as pessoas, para que elas pensem no próximo a fim de criar uma corrente do bem com a multiplicação e reciclagem dos lacres, contribuindo com a natureza, além de conseguir doações de cadeiras de rodas.

Para saber mais sobre a importância da reciclagem de alumínio, clique aqui.

Editado por Laura Baiè.


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.