Reportagens

Cursos que formam professores terão mais aulas práticas

Infográfico: Giovane Caruso

Crédito: Giovane Caruso

Por Giovane Caruso

Quem for se formar para ser professor vai passar a ter menos aulas teóricas e mais aulas práticas. A iniciativa é do Conselho Estadual de Educação que, após pressão do Ministério e da Secretaria de Educação, determinou que os cursos de licenciatura e de pedagogia devem ter ao menos 30% de atividades práticas relacionadas à atividades de prática de ensino. Atualmente, os de licenciatura têm somente 10% das aulas práticas.

As universidade estaduais de São Paulo: USP, Unesp e Unicamp –  já começaram a reformular na parte de licenciatura. 44 cursos já começaram a ser adaptados. É o caso de Ciência Exatas da Unesp de Araraquara, que agora possui 960 horas voltadas para atividades práticas. Já na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, passarão a se adequar à nova norma a partir de 2016.

Uma novidade nas mudanças é a obrigatoriedade de aulas de língua portuguesa para todos os cursos de licenciatura. A ideia é melhorar a comunicação dentro da sala de aula e garantir o domínio da língua aos professores.

Alguns dos argumentos contra a mudança é de que a carga horária para as matérias teóricas da área de formação em si será muito reduzida. Outros acreditam que os cursos de licenciatura não são levados a sério nas universidades, que têm como foco preparar pesquisadores e não professores. É o que diz o professor de geografia do curso pré-vestibular Cooperativa do Saber, Tiago Sumaré Tomazi, que acredita que seu curso de graduação não o preparou para passar o conteúdo em sala de aula e que este é o caso de muitos outros professores.

Editado por Izabela Reame


Veja mais matéria sobre Reportagens

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.