Reportagens

PUC-Campinas promove evento sobre interatividade

Por Mateus Badra

A Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas realizou no dia 26, o primeiro dia de palestras do “Interfaces III: Produção e utilização de Interfaces Interativas”. O evento, que aconteceu no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da universidade, trabalha as relações entre o desenvolvimento da imagem com arte e tecnologia, nos conceitos de Artes Visuais, Design e Jogos Digitais.

Palestra

Palestra do professor Milton Sogabe na PUC-Campinas. Foto: Mateus Badra

Evento

Segundo a organizadora e professora de Artes Visuais, Tatiana Dantas, o ‘Interfaces’, através de palestras e oficinas, mostra essa ligação entre a imagem com a interatividade e o envolvimento de ferramentas tecnológicas. “Isso que é importante. Trazer a questão da novidade, das atualizações no mercado da arte e todas as outras áreas relacionadas, para que os alunos tenham mais conhecimento sobre o que está acontecendo lá fora” explica.

Palestra

O professor Milton Sogabe foi um dos palestrantes da noite, e trouxe o tema: ‘Arte Interativa: Falsa interface como recurso poético’, que mostra o papel da arte como produto de uma tecnologia e conhecimento científico. Sogabe disse que ela é gerada dentro de um contexto do século XX do pensamento sistêmico, e que produz toda uma reflexão do mundo contemporâneo da interatividade, promovida pela tecnologia digital. “Hoje a arte interativa engloba todas as áreas do conhecimento. Tudo está interligado, e isso faz com que as pessoas se interessem mais pelo assunto” afirma o professor.

Opinião do público

Kaynan Vilela é estudante de Artes Visuais, e comenta que a palestra apresentada por Milton foi bem interessante, pois apresenta uma nova perspectiva da arte e o que seria uma falsa interface. “Ele dá como exemplo um grupo de copos, que conforme a pessoa vai passando a mão em cima deles, o sistema que está ligado junto da obra captura onde que ela passou e reproduz o som em algum lugar”. Karine de Mello, também é aluna e diz que a parte em que Sogabe falou sobre a evolução da tecnologia chamou mais atenção. “Ele explicou que essas ferramentas tecnológicas sempre fizeram parte da humanidade. Desde a pré-história onde as pessoas criavam instrumentos para modificar a natureza é que ela estava presente. E isso, certamente, se relaciona com a arte” comenta.

Serviços

O “Interfaces III: Produção e utilização de Interfaces Interativas” acontece até o dia 28 de outubro no Campus I da PUC-Campinas. Para conferir a programação completa e mais informações é só entrar no site da universidade ou na página do Facebook.

Endereço: Rodovia D. Pedro I. Parque das Universidades – Campinas – SP

Telefone: 0800-728 78 22.

Editado por Maria Clara Lourençon


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.