Destaque

Para Rubens Paiva, jovens estão perdidos em relação à política

Por: Bianca de Freitas

O escritor Marcelo Rubens Paiva esteve no Instituto de Estudos Avançados da Unicamp para falar sobre a missão do escritor. Ele participa de cinco oficinas literárias virtuais que ocorrerão até dezembro. Em entrevista para o portal Digitais, compartilhou experiências de sua vida pessoal e profissional e criticou a postura da juventude e o uso exagerado das redes sociais, ao colocar a internet como a principal causa da falta de consciência política do jovem contemporâneo. A saída, defende, é a literatura como influenciadora do posicionamento político.

Marcelo Rubens Paiva conversa sobre a missão do escritor; ele dará oficina literária até dezembro (Foto: Bianca Freitas)

Marcelo Rubens Paiva está com 64 anos e chamou a atenção da crítica e do público com a sua primeira obra Feliz Ano Velho, publicada em 1982. Já conquistou três vezes o Prêmio Jabuti e atualmente atua como colunista do jornal O Estado de S.Paulo.

Qual foi a sua inspiração para começar a escrever?

A inspiração é o que eu vivo, o que as pessoas vivem, matérias do jornal, o que os amigos experimentam, coisas que estão ao meu redor.

Sua obra mais famosa Feliz Ano Velho possui traços autobiográficos. Alguma outra obra possui esses traços?

Sim, o livro Eu ainda estou aqui possui traços autobiográficos e o Do começo ao fim também tem. Ultimamente, eu tenho utilizado muito minha vida pessoal como tema. É um movimento literário chamado auto ficção.

Sessão de autógrafos com o escritor, logo depois da em palestra na Unicamp (Foto: Bianca Freitas)

Então, é verdade que todo escritor acaba fazendo um autorretrato ou usando elementos da vida real para contar suas histórias?

Todo escritor faz um autorretrato usando elementos da sua vida, suas experiências. Dificilmente ele consegue se livrar disso, dificilmente as coisas surgem do zero, a não ser uma literatura mais planejada, comercial, de horror, ou comédia, mas até mesmo a comédia está ligada a algo pessoal.

Quais são os autores que te inspiram?

Os autores que me inspiram são Kafka, Jack Kerouac, Machado de Assis e Rubem Français.

Você diria que a literatura pode influenciar no posicionamento político?

A literatura pode influenciar e deve influenciar o pensamento político das pessoas. Desde os tempos de Brecht, se você pensar na Bíblia de Lutero, o primeiro livro impresso na impressora inventada por Gutenberg, foi a responsável pela reforma e a contra reforma de toda a igreja na Europa.

Na sua opinião os jovens de hoje têm mais ou menos consciência política do que os jovens de antigamente?

Eu acho que os jovens estão um pouco perdidos em relação à consciência política. As redes sociais atrapalharam muito, eles passam muito tempo em viagens pessoais e selfies, mas eu sempre acredito na juventude. Sempre acho que ela acaba, de uma certa maneira, sendo um processo de transformação incrível, como aconteceu no Chile e no Uruguai por exemplo.

Se você pudesse dar um conselho para os jovens jornalistas, qual seria?

Olha, o jornalismo é uma profissão fascinante, sempre se transforma, está sempre em mutação, especialmente hoje, com as novas tecnologias de formação. Mas, o mais importante, é se manter fiel à notícia, em busca da verdade, nunca mentir, nunca fabricar notícia, sempre ser equilibrado, dar as versões dos dois lados, tentar entender o conjunto e não apenas a superfície. É isso que as pessoas esperam de um bom jornalista.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.