Destaque

Com “Origens”, moda vintage ressurge na 55ª SPFW

Estreante no evento, The Paradise garimpou tecidos em brechós pelo mundo para montar peças únicas

Por Ana Ornelas e Vitória Régia

Modelo desfila no bloco dos anos 80, com estampa animal de onça (Foto: Vitória Régia)
Par de modelos desfila no bloco dos anos 70, com roupas brilhosas que referenciam o disco (Foto: Ana Ornelas)

Em uma semana de desfiles, na 55ª edição do maior evento de moda da América Latina, entre 25 e 28 de maio, grifes brasileiras tiveram a chance de se apresentar na São Paulo Fashion Week (SPFW) trazendo novas tendências de modelagens e estampas que estão se concretizando na moda atual. Entre elas, destaca-se a inclinação para o estilo vintage, que busca retomar peças de brechós como algo exclusivo e único.   

Nesse sentido, buscando ressurgir essa nova onda, a grife The Paradise apresentou um desfile que encontra essas origens em suas peças e transforma a ideia de roupas de brechó em algo singular. Sendo uma das estreantes do evento, junto com Gefferson Vila Nova, Rafael Caetano, Forca Studio, Marina Bitu e David Lee, a marca brasileira resgata a moda vintage adaptando-a para os tempos atuais e adicionando sua identidade nas peças.

Modelo no bloco dos anos 80, com estampa animal (Foto: Ana Ornelas)

Em entrevista para o Digitais, Thomaz Azulay, um dos criadores e designers da marca, conta que todos os looks apresentados foram feitos a partir de tecidos garimpados em brechós e feiras de antiguidade pelo mundo. “Temos tecidos japoneses e africanos que formam peças únicas criadas dentro do nosso ateliê, além do trabalho extra de bordados e brilhos que a passarela pede”, explica Thomaz.

Thomaz Azulay: “Eu trago essa referência [da Yes, Brazil] em qualquer coisa do meu trabalho” (Foto: Ana Ornelas)

Sendo uma marca que tem identidade visual pautada na estética tropical do Rio de Janeiro, cidade natal da grife, o Brechó The Paradise no SPFW mesclou a moda dos anos 50, 60, 70 e 80 com a brasilidade do perfil carioca, apresentando a tendência no evento. “Conseguimos fazer uma estampa com a cara dos anos 80, mas com uma pegada digital, de uma forma que não poderia ser feita na época”, conta o estilista.

Modelos aguardam para entrar na passarela (Foto: Ana Ornelas)

Para acompanhar o movimento de nostalgia em suas referências, Thomaz conta sobre a importância da antiga Yes, Brazil na história da marca que ele e Patrick Doering criaram. Elaborada 1979, por seu pai, Simão Azulay, no auge da ditadura militar, a grife contava com muito volume e brilho, para acompanhar a efervescência cultural de protesto da época. “Eu trago essa referência [da Yes, Brazil] em qualquer coisa do meu trabalho, porque foi minha escola”, revela o designer.

O ator José Loreto se maquia para desfilar na estreia da The Paradise (Foto: Ana Ornelas)

Dessa forma, além do uso de referências nostálgicas em suas peças, houve o cuidado em identificar os modelos que seriam responsáveis por dar vida àquele tecido. Diferentes corpos de diferentes idades desfilaram na passarela, criando uma identificação com a mistura de gerações e a tradução desse contexto nas criações dos designers. Segundo Thomaz, o casting é escolhido por pessoas que apresentam personalidades similares a representação esperada da vestimenta.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.