Cultura & Espetáculos

MIS – Campinas apresenta mostra gratuita de videoarte

Trabalhos visuais de oito artistas estão expostos na sala de cinema Glauber Rocha, até domingo

Por: Marcelo Chiconato e Matheus Cremonesi

“O que os olhos vêm a cabeça sente”, curta de Vitor Barbara (Foto: Matheus Cremonesi)

Até o dia 30 desse mês, o MIS – Museu de Imagem e Som de Campinas está promovendo uma mostra gratuita de videoarte. A exposição, intitulada “Vamo logo que lá fora já tão chamando”, apresenta os trabalhos de oito artistas de diferentes formações, cujas obras atravessam vários estilos, como o cinema, a dança e as artes visuais, sem perder o caráter crítico.

Alexandre Sonego de Carvalho é coordenador geral do MIS – Campinas (Foto: Matheus Cremonesi)

A exposição está sendo realizada na sala de cinema Glauber Rocha, dentro do Museu. Para Alexandre Sonego, coordenador geral do MIS e um dos curadores da mostra, esse espaço fechado garante uma experiência auditiva e sensorial diferenciada, além do local “neutro” ser favorável ao foco do telespectador no trabalho analisado, garantindo uma imersão na arte em questão.

Sonego ressalta também a importância e a beleza da arte mais subjetiva, que pode causar certo estranhamento, mas que trabalha de forma mais poética e menos engessada. “Uma boa arte é aquilo que te gera estranhamento. Aquilo que te tira do lugar comum, da zona de conforto, que faz você escapar da sua conjuntura”.

Vitor Barbara, artista expositora e curadora (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Vitor Barbara, artista expositora e curadora, todas as seis obras que estão sendo expostas trazem um recorte muito sobre diversos temas e linguagem da videoarte. “É muito importante que isso exista, pois a arte está sempre tentando realizar conexões entre a visão de mundo do artista e uma visão de mundo dos espectadores. Tentando relacionar essas duas entidades artísticas”.

Barbara, que produziu um curta com duração de um minuto sobre sua experiência na pandemia e sobre o descaso do antigo governo com as vidas, comenta sobre essa obra, destacando as telas e o isolamento vivido. “Tentei sintetizar de forma poética essas duas coisas: nossos olhos focados nas telas diariamente, sendo atacados fisicamente. E, isso acabou sendo uma porta de entrada para um ataque político, social e cultural, que afetou diretamente a nossa mente”, declarou.

Vitor ainda complementou e disse que esse tipo de arte mais poética tem mais espaço hoje do que antigamente, quando os espaços e a sociedade eram mais vanguardistas.

O MIS – Campinas está localizado na Rua Regente Feijó, 859. A exposição está em cartaz de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Giovanna Sottero


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.