Saúde

Violência obstétrica, uma dor desnecessária

Para Vandressa Vieira, advogada especialista em direito médico, modalidade é também uma violência de gênero

Por: Beatriz dos Santos Caseli e Bianca Bernardes

Uma agressão com nome, mas sem tipificação jurídica: a violência obstétrica atinge, segundo dados de 2010 da fundação Perseu Abramo, uma em cada quatro brasileiras grávidas no país. A psicóloga perinatal Cássia Barbieri foi uma delas.

Com 39 semanas de gestação, em 2017, ela foi submetida a uma episiotomia (corte no períneo, a área entre a vagina e o ânus, para ampliar a passagem do bebê), teve o parceiro excluído do trabalho de parto e foi colocada, contra a sua vontade, na posição ginecológica para dar à luz. As situações trouxeram diversos traumas, além de dores e desconfortos causados pela episiotomia, que se prolongaram por semanas. Ela só se deu conta da violência sofrida no final do ano passado, após a divulgação do caso da influenciadora digital Shantal Verdelho.

Na definição da advogada especialista em direito médico, Vandressa Vieira, a violência obstétrica é uma violência de gênero, uma vez que apenas mulheres a sofrem, e que se caracteriza pela falta de atendimento ideal no processo gestacional, de parturição e do pós-parto. Ela ainda acrescenta que a violência pode ser dos tipos verbal, através de xingamentos e humilhações, física, através da realização de procedimentos sem o consentimento da gestante, ou psicológica, que na opinião dela, está sempre presente devido à vulnerabilidade emocional da parturiente. 

 Alguns exemplos de violência obstétrica são:

  • Maus tratos, xingamentos e humilhações 
  • Proibição da entrada de acompanhante (fere a Lei 11.108/2005)
  • Uso de soro com ocitocina sintética (o famoso ‘sorinho’) para acelerar o trabalho de parto por conveniência médica
  • Manobra de Kristeller (procedimento banido pela OMS em que o profissional pressiona a barriga da mulher para empurrar o bebê e facilitar a sua saída)
  • Episiotomia (incisão no períneo -área entre a vagina e o ânus- que visa ampliar canal de parto), considerada na maioria dos casos desnecessária 
  • Realização indiscriminada de cesarianas 
  • Deixar a mulher nua e sem comunicação
  • Não permitir que a mulher escolha a posição que deseja parir
  • Negar o tratamento durante o parto

A dificuldade enfrentada pela psicóloga na identificação da violência obstétrica não é nenhuma novidade já que, no Brasil, a falta de conhecimento sobre o parto é um problema recorrente e, de acordo com Vandressa, essa é a única forma possível de se reconhecer o abuso ou os indícios de que ele pode vir a ocorrer. Por isso, conhecer as intervenções que podem ser realizadas, as suas indicações, os seus efeitos adversos e a opinião de órgãos médicos, como a Organização Mundial de Saúde, é fundamental para a identificação do problema, podendo inclusive preveni-lo.
“As gestantes estão muito preocupadas com o enxoval, com a escolha de maternidades hoteleiras, ao invés de se munirem de informações que são capazes de combater a violência obstétrica”, descreve a advogada, que também defende a execução de um plano de parto após o estudo da gestante.
De acordo com a doula Yohanna Cordeiro, profissional que se dedica à prestação de apoio físico e moral à mãe durante a parturição, o plano de parto é muito mais que um documento com validade jurídica de pacto entre equipe, instituição e família. Para ela, ele é “uma ferramenta essencial de estudo para que aquela mãe e acompanhante se preparem para os possíveis cenários e decisões que podem emergir”. Assim, além da mulher se preparar psicologicamente para as possíveis intercorrências que podem acontecer, ela se previne de procedimentos desnecessários e contra o seu desejo, mesmo em cenários alternativos.
No que diz respeito à parte jurídica, Vandressa afirma que é possível entrar com processo judicial, ainda que não exista uma lei federal para o assunto. Isso porque a existência de leis estaduais, municipais e gerais é capaz de amparar o processo tanto na esfera cível, quanto na criminal, o que é fundamental para o combate e debate sobre o problema. Ela ainda reforça a importância da composição do plano de parto para a anexação no processo, haja vista a sua validade jurídica.
Mas ainda que a ação judicial seja capaz de trazer algum conforto à mulher violentada, a superação das sequelas emocionais é uma caminhada árdua, podendo inclusive passar pela temida depressão pós-parto. Nesse sentido, como psicóloga perinatal, Cássia afirma que o desenvolvimento do quadro depressivo após a exposição à violência é extremamente comum, já que, devido às alterações hormonais, a puérpera se encontra vulnerável e tomada por estresse, ansiedade, medo e tristeza trazidos pela mudança de vida provocada pelo bebê. Desse modo, a chegada de uma tristeza nesse momento, ainda mais associada ao bebê, cria um cenário propício para o desenvolvimento da depressão.
Por isso, a psicóloga afirma que é importante que a rede de apoio da mãe, como por exemplo a família, esteja atenta às mudanças psicológicas sofridas por ela para que, caso necessário, ela seja encaminhada a um psicólogo.
Por fim, é de extrema importância que a mulher tenha informações o suficiente para se identificar como vítima da violência ou não. Reconhecer a necessidade do acompanhante, realizar o plano de parto e obter conhecimento da lei que ampara a mulher é significativo no combate a esta violência, ainda muito comum no Brasil.
Em caso de violência exija a cópia do prontuário junto à instituição em que foi atendida para realizar a denúncia.

Canais de denúncia:

  • Secretarias de Saúde
  • ANS – Agência Nacional de Saúde
  • Ligue 180
  • Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) Rua Boa Vista, 103, 10º andar – CEP 01014-000 – Centro, São Paulo, SP. Telefone: 3101-0155 ramal 233/238

Orientação e edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Saúde

Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda


Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média


Prevenção é o remédio indicado para evitar doenças respiratórias


Mudanças climáticas nessa estação afetam principalmente crianças e idosos, com incidências de crises alérgicas


Febre maculosa representa risco para moradores de Americana


Município tem 14 áreas em alerta sobre a transmissão da doença, que já levou 16 pessoas à morte em São Paulo


Banco de sangue tem baixo estoque para atender hospitais


Hemocentro da Unicamp pede doações para a população para evitar impacto nas cirurgias e em tratamento de doenças crônicas


Mulheres de Valinhos têm mamografia de graça em outubro


Ação da Secretaria de Saúde garante atendimentos todas as quartas-feiras do mês



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.