Destaque

Mulheres de Valinhos têm mamografia de graça em outubro

Ação da Secretaria de Saúde garante atendimentos todas as quartas-feiras do mês

Por: Gabriela Lamas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, oferece para as moradoras da cidade com mais de 40 anos, exames gratuitos de mamografia. Os serviços integram a agenda do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre os cuidados para prevenção contra o câncer de mama. Os atendimentos são realizados, a partir de hoje, no Centro de Especialidades (CEV), na Avenida dos Esportes, todas as quartas-feiras, das 8h às 17h.

A Secretária de Saúde informou que, em agosto, as filas de espera para realizar o exame foram zeradas, com isso a expectativa durante outubro é que as pessoas procurem os serviços por iniciativa própria, mesmo que não tenha pedidos médicos. “O exame não precisa de agendamento e de guias de médicos”, afirma o secretário João Gabriel Vieira.

As mulheres devem procurar o Centro de Especialidades de Valinhos para a realização da mamografia (Foto: Gabriela Lamas)

Para o atendimento é necessário apresentar documentos de identidade, comprovante de endereço e carteira do SUS. O exame demora cerca de 20 minutos. O laudo clínico ficará pronto em até 30 dias. Segundo o secretário João Gabriel Vieira, os pacientes que tiverem alterações nos exames deverão agendar consultas com ginecologista nas Unidades Básicas de Saúde. “Em casos de suspeita oncológica, após a consulta, a Secretaria da Saúde solicitará uma vaga no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, o Siresp, para a continuidade do tratamento conforme as especificações de cada caso”, frisa.

A médica Micaela Sperlescu reforça a importância do exame de prevenção contra o câncer (Foto: Gabriela Lamas)

Outubro Rosa – A campanha de prevenção contra o câncer de mama começou no início da década de 1990 pela Fundação G. Komen for the Cure. Hoje é uma fonte de financiamento para atendimentos e prevenção contra o câncer. Para a médica Micaela Sperlescu, ginecologista e obstetra, formada pela PUC-Campinas, é importante as campanhas de mamografia para que os exames possam diagnosticar precocemente o câncer e salvar vidas. “A mamografia é um método de rastreio. Com ela, é possível fazer diagnóstico de lesões iniciais e precoces, com mais sucesso de cura”.

Câncer de Mama – Segundo o Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, foi estimado para o Brasil 73.610 novos casos da doença em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Para a médica Micaela Sperlescu, “os dados chamam atenção, e por isso é importante os exames de mamografia”. O INCA, produziu uma cartilha com informações para orientar e educar a população sobre a doença. Para acessar, clique AQUI.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, mas também existe uma baixa porcentagem em homens, doença muitas vezes associada ao histórico familiar, obesidade e consumo de álcool.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.