Noticiário Geral

Emdec promete sinalização no entorno da PUC até junho

A demarcação de área para travessia de pedestres reduz em muito os casos de atropelamento

Por: Marcela Almeida e Pamela Barbosa
A falta de faixas de pedestres no entorno das principais ruas e avenidas nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no bairro Parque das Universidades, tem sido apontado como um problema de segurança viária para quem circula na região. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), que visa cuidar da área de trânsito e transportes na cidade de Campinas, afirmou que a situação estará normalizada até junho deste ano.

Rua Monsenhor Doutor Emílio José Sallim, que dá acesso ao portão 2 e 3 do Campus I da PUC-Campinas (Imagem: Pamela Barbosa)

Procurados pela reportagem, os alunos da universidade, Sara Bressan Sans, 22 anos, e Guilherme Trevisan Guilhem, 21 anos, informaram que geralmente são expostos a riscos, pois utilizam transporte público e finalizam o trajeto a pé, para conseguir atravessar acabam muitas vezes “entrando” na frente dos carros, devido ao intenso fluxo de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. E, nesse percurso, eles têm que atravessar a Monsenhor Doutor Emílio José Sallim, que se interliga com a Avenida José Próspero Jacobucci e a Avenida Senador Jarbas Gonçalves Passarinho, onde não há nenhuma faixa de pedestre.
“Como faço o curso noturno, tenho muita dificuldade em ter acesso à universidade pela falta de sinalização, tanto na entrada quanto na saída. Acredito que a falta das faixas de pedestres pode ocasionar um acidente muito grave, pois ali é um fluxo intenso de veículos saindo, é um fluxo de pessoas a pé saindo, e a gente não tem onde atravessar, não tem uma sinalização correta”, disse Guilherme Guilhem, estudante de Administração do período noturno.
Segundo o arquiteto e professor de arquitetura e urbanismo da PUC-Campinas, João Manuel Verde dos Santos, 64 anos, outro ponto problemático é a sinalização nos bairros periféricos. Porque há uma falta de faixas de pedestres, uma demanda grande, como existe em vários bairros de Campinas, principalmente nos bairros periféricos. Por isso é necessário fazer um recurso no site da Emdec para solicitar a implementação das faixas de pedestres nas proximidades da PUC-Campinas, e com isso melhorar o trânsito.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, a demarcação de área destinada à travessia de pedestres, permite a mobilidade segura, e também constitui fator determinante para a redução do número de atropelamentos; nesse aspecto, destaca que a ocorrência do crime de trânsito de homicídio ou lesão corporal, na modalidade culposa, na faixa de pedestre, tem a pena aumentada de metade até um terço, conforme preveem os parágrafos únicos dos artigos 302 e 303 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Emdec
A reportagem realizou uma solicitação no dia 14 de março, para uma análise dos locais apontados com ausência de faixa de pedestres, e em 21 de março a Emdec fez a vistoria da área e comprovou a falta de sinalização. Em entrevista com Vinícius Riverete, presidente da Emdec, ele declarou que em até 2 meses, no máximo, a região em frente ao campus I da PUC-Campinas vai receber sinalização adequada.
“Está uma vergonha a região, isso é a verdade, de forma muito clara. Vocês podem ter certeza de que com o planejamento que a gente tem feito, e com a sinalização que tem sido feita, em três anos a cidade inteira vai estar sinalizada. Então aí, a área de vocês, em um mês, dois meses no máximo, estará sinalizada a região da PUC. Nós temos condições financeiras, temos mão de obra, e, claro, se a sociedade ajudar, assim como vocês fizeram a solicitação, em breve nós já vamos sinalizar e fazer toda a sinalização necessária para melhorar a segurança viária”, afirmou Vinícius Riverete.

Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.