Destaque

Decisões superiores tentam agilizar implementação do 5G

Utilização da nova tecnologia no país é dificultada por legislações municipais               

Por Julio Rocha

Com a aprovação do edital 5G em fevereiro deste ano, o Brasil está cada vez mais próximo da chegada da quinta geração de rede de internet móvel. Porém, mesmo com o edital lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o estabelecimento da antecipação de uma data limite para a sua implementação, cidades em todo país ainda possuem leis que inviabilizam a instalação de infraestrutura de telecomunicações para o funcionamento pleno desta nova tecnologia.

Quantidade de (Estação Rádio Base) ERB por localidade em Campinas (Portal Telebrasil – Mapa de ERBs Brasil (antenas)

Em Americana, cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou um artigo de uma lei municipal que proibia a instalação de torres de telefonia com distância de até 50 metros de imóveis residenciais. Essa decisão do STF abre caminho de padronização para todo o país, que ainda conta com cidades, entre elas capitais, que possuem leis anacrônicas, como é o exemplo de São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro.

De acordo com Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), a cobertura 5G demandará cinco vezes mais infraestruturas do que as tecnologias 3G e 4G demandaram até aqui. “Há necessidade de modernização das leis de antenas nos municípios brasileiros para que o país possa se beneficiar de maneira plena da chegada do 5G”, diz.

Ralph Robert Heinrich, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas (Screenshot Conversa via Microsoft Teams)

Para o diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, Ralph Robert Heinrich, com experiência na área da telecomunicação móvel, a terceira geração da comunicação móvel pulverizou as cidades com estações. “Aumentou-se a quantidade de estações e, consequentemente, a área de cobertura de cada torre diminuiu. Da terceira geração em diante, o foco não é ter grandes área de cobertura, mas, sim, uma capacidade alta de tráfego de dados dentro do alcance”, explica.

Assim, para os próximos anos, de acordo com Luciano Stutz, estima-se que o setor de infraestrutura de telecomunicações deverá investir mais de R$ 6 bilhões no Brasil.

Em Campinas, o cenário é promissor para a implantação do 5G. De acordo com o “Ranking Cidades Amigas da Internet”, o município se encontra em 68° lugar. Além disso, para atender a chamada “demanda excepcional” por conectividade em meio à pandemia, a prefeitura da cidade publicou um decreto em 2020 que autoriza a instalação, com licenciamento provisório por um ano, de Estações Rádio Base (ERBs), equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica para serviços de telecomunicação.

Desigualdade geográfica

Ainda que muito se discuta sobre a chegada do 5G e a consequente necessidade de modernização das leis municipais, a regulamentação destas normas também beneficia a democratização do acesso às redes e conexões.

Estação Rádio Base usada para conexão entre a antena e os smartphones (Foto: Jackson David)

Desde o começo da pandemia, a importância da conectividade digital para gerir atividade básicas do dia a dia aumentou exponencialmente. Por conta da educação e trabalho à distância, compras e outros objetivos, o tráfego de dados a atingir 13,5 trilhão de bits por segundo (Tbps), um recorde até então, de acordo com Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que tem como objetivo realizar o monitoramento da implantação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no país.

Porém, a distribuição desigual de antenas e, consequentemente o acesso desigual, afeta as periferias. Em Campinas, por exemplo, enquanto a distribuição de antenas no centro da cidade atinge quantidades suficientes, em bairros afastados, como Jardim Campo Belo e Jardim Fernanda, há de duas a quatro antenas por bairro.

Em São Paulo, a situação se agrava ainda mais, enquanto a quantidade de habitantes por antena gira em torno de 1.693, em bairros afastados, como Ermelino Matarazzo, a contagem é de 16.231 por estação.

Para que se atinja o máximo potencial do 5G e diminuía a disparidade social, é necessária a superação de leis mal formuladas, a fim de criar-se oportunidades para implementações futuras.

Movimento pela conectividade

Evento de Lançamento do Movimento Antene-se realizado no dia 4 de maio (Foto: Screenshot Live)

No início de maio, diversas entidades relacionadas ao setor de telecomunicações, tecnologias de informação e pesquisa lançaram o Movimento Antene-se.

O evento contou com a participação de representantes de diversos setores, entre eles o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, além do presidente da Centra Única das Favelas, Preto Zezé.

O presidente da Abrintel e porta-voz do Antene-se, Luciano Stutz explicou que o movimento busca contribuir para a modernização das leis sobre antenas nas principais cidades brasileiras, além de promover a inclusão digital e refletir sobre a implantação do 5G no país.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Letícia Almeida

 


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.