Destaque

Campanha distribui absorventes para mulheres carentes

Projeto Cuide Delas nasceu em MG para atender distribuir absorventes, em reação ao veto de Bolsonaro

Por Marina Picon, Raissa Fernandes e Stella Miranda

Com o olhar atento às ações do presidente da República Jair Bolsonaro, as concunhadas Camila Ríspoli e Mayra Carvalho, moradoras de Juiz de Fora (MG) instituíram em agosto deste ano o projeto Cuide Delas. “Tivemos aquele timing, que foi o veto do Bolsonaro e que impulsionou e, qualquer coisa que as pessoas vissem sobre pobreza menstrual, elas paravam para ler”, disse Mayra, ao explicar que o kit contém produtos de higiene menstrual com 10 absorventes descartáveis.

Camila e Mayra, fundadoras do projeto, comemoram os produtos de higiêne pessoal arrecadados (Foto: Arquivo Pessoal)

A reação das concunhadas resultou após a decisão presidencial em vetar a proposta de lei, aprovada no Congresso Nacional, prevendo a distribuição de absorventes para estudantes carentes de ensino público fundamental e médio, mulheres carentes e presidiárias. A proposta da lei foi da deputada Marília Arraes (PT-PE) com o objetivo de combater a pobreza menstrual, problema de saúde pública que afeta cerca de uma em cada quatro mulheres no Brasil. O direito das mulheres ao acesso à higiene menstrual foi reconhecido pela ONU em 2014.

As doações de absorventes descartáveis acontecem em pontos de coleta na cidade mineira, como em farmácias, lojas e escolas da rede particular. As colaborações podem ser realizadas também em dinheiro, enviadas pelo pix do programa, sendo convertido todo valor em produtos. A distribuição dos kits com 10 unidades de absorventes acontece mensalmente e atende cerca de 170 mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e conta com o apoio da instituição Sopa dos pobres, de Juiz de Fora. Camila relata o contentamento com o projeto ao explicar que tem uma boa sensação de estar fazendo a diferença. “Não é uma grande diferença, mas uma diferença muito grande para essas mulheres”.

Os kits são compostos por 10 absorventes descartáveis, entregues todos os meses

Segundo Camila, o assunto é tratado com muita indiferença e há ausência de educação menstrual nas escolas já que o assunto é comentado muito brevemente, não ensinando como as meninas devem conviver e normalizar a menstruação. “O que mais assusta é que ao falar sobre menstruação, falam sussurrando sobre aqueles dias. A menstruação não é tratada com naturalidade em momento algum”, salienta.

O documentário Absorvendo o tabu, direção de Rayka Zehtabchi, disponível na Netflix, ganhador do Oscar em 2019, mostra como transpor barreiras, quebrar o tabu expondo o cenário da cultura indiana, e informações errôneas proliferadas causando desconhecimento e medo perante a temática, como Mayra também exemplifica. “É importante os meninos saberem disso, porque é impressionante como os homens não entendem de onde vem o sangue, por onde se menstrua. A gente sabe que mulheres têm dificuldade com isso, então, é importante que os homens também saibam,” afirma.

Orientação:  Profª Rosemary Bars

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.