Destaque

Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia

Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana

Por: Pietra Mesquita

Oficialmente entregue no final do mês de março, a cidade de Indaiatuba ganhou mais um espaço para a prática de esportes no Parque Ecológico, se tornando a primeira cidade do interior do estado de São Paulo a possuir quadras de areia públicas. A arena construída para a prática de futevôlei, beach tennis, vôlei de areia e futebol society, ganhou o nome de Guerino Natal Possan. O espaço fica localizada ao lado do parque temático e complementa a praça esportiva, e desde a abertura para a vizinhança, as quadras vem ganhando o coração da comunidade esportiva da cidade.

A arena Guerino Natal Possa, faz referência à um antigo morador, que era muito ativo na comunidade do bairro (Foto: Pietra Mesquita)

Diferentes públicos já passaram para conhecer as quadras no espaço Guerino Natal Possan, tanto a de society, que abraça a comunidade já popular do futebol, e as quadras de areia, que se tornam uma oportunidade para quem busca ingressar nas modalidades esportivas que estão em alta no momento, sem se preocupar com tempo e dinheiro.

Assim, a arena tem atraído uma grande variedade de público, demonstrando a diversidade de interesse na região. Famílias, amigos e entusiastas de esportes têm lotado as quadras, aproveitando ao máximo os novos espaços públicos disponíveis para atividades físicas e recreativas.

A Arena ocupa uma área total de 1.023 m², sendo 854,80m² de área de quadras de areia (Foto: Pietra Mesquita)

Para Jucileide Roza, moradora de Indaiatuba, a inauguração da arena representa mais do que apenas uma nova instalação esportiva. “Eu sempre quis conhecer um pouco mais sobre volei de areia e beach tenis, justamente por serem atividades tão em alta hoje em dia, mas ao mesmo tempo ainda acho que são esportes caros de se praticar, ainda mais por que a gente so encontra em escolinhas ou arenas particulares, então fui postergando essa vontade”, afirmou Jucileide.

Moradora de Indaiatuba há quatro anos, Jucileide conta sobre a sua relação com as modalidades esportivas que vem conquistando cada vez mais o público interiorano, e comenta sobre o acesso, ainda dificultoso para novos praticantes. “Por mais que aqui na cidade a gente já tenha muitas quadras de areia, voce pode observar que elas são todas particulares, então para muitas pessoas, arcar com preço de aula, locação de quadra, até mesmo disponibilidade de horário para jogar com a galera não é muito viável”, complementa.

Atualmente, a cidade de Indaiatuba conta com quatro grandes arenas de quadras de areia, que oferecem desde day use, até locação de quadras por hora e aulas particulares e em grupo. “Na região, os valores são praticamente tabelados, variando de forma pouco significativa dependendo do horário e dia. A locação de uma quadra, para uma hora de uso coletivo, custa uma média de 70 reais, enquanto as aulas de beach tenis e futebol, por exemplo, variam de 120 à 280 reais, uma hora de aula semanal”, conta Giovanni Bertolato, administrador de torneios de esportes de areia na região e entusiasta dos esportes. Assim, podemos identificar que os valores não são acessíveis para todos os públicos, pensando nas diferentes comunidades da cidade. “Mas agora, com a chegada dessas quadras públicas, eu acredito que uma nova luz surgiu e o cenário do esporte vai mudar com certeza”, finaliza alegremente Jucileide.

O espaço é inteiro plano, para fácil acessibilidade, iluminado com postes de led recém colocados e ainda conta com gradil para separação das quadras (Foto: Pietra Mesquita)

A busca por um acesso mais democrático aos esportes de areia também é enfatizado por atletas profissionais, como João Victor Rebel, praticante de beach tennis há mais de dois anos. “A demanda por beach tenis na região está crescendo cada vez mais, então é muito importante essas novas quadras até para o pessoal praticar um pouco mais, poder ter mais aulas, e ingressar de vez no esporte. E por ela ser pública, realmente é muito relevante para quem não tem condição de praticar o beach tenis nas quatro arenas particulares que ja existem na cidade. Assim, essas novas quadras públicas que vem vindo ai, são muito importante para a integração e o acesso dessas pessoas ao esporte”, disse Rebel.

Além de proporcionar uma opção acessível para a prática esportiva, a Arena Guerino Natal Possan destaca-se pela sua arquitetura moderna e sustentável, contando com três blocos de arquibancada para acomodar tanto os praticantes quanto os espectadores. Além disso, ainda na parte externa da arena, foi construído um tanquinho de areia para crianças e também colocado uma mesa de “Fut mesa”, fazendo com que o espaço oferece uma experiência completa para os visitantes.

Vale ressaltar que o uso das quadras é gratuito e o horário de funcionamento é das 09:00 às 21:00, todos os dias da semana. Com a inauguração da Arena Guerino Natal Possan, Indaiatuba se destaca no cenário de infraestrutura, lazer e esporte para a comunidade, incentivando outras cidades vizinhas a fazerem o mesmo.

Moradora de Indaiatuba, Jucileide Roza comenta sobre sua relação com as modalidades de esportes na areia
Com a alta demanda do esporte na região, a chegada das quadras públicas se apresenta como um novo cenário para os praticantes e interessados, como comenta Jucileide Roza.

Para conhecer as demais arenas particulares da cidade, acesse o site Descubra Indaiatuba.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Giovanna Sottero


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.