Destaque

Exposição no Largo do Café reúne obras de 17 artistas

Intenção é dar oportunidade aos jovens pintores e escultores, afirma a curadora Andrezza Kniff

Por: Bruna Fernandes

Andrezza Kniff, curadora e idealizadora da exposição, ao lado de seu quadro “Tama To Nitama” (Foto: Bruna Fernandes)
 

Uma ampla variedade de expressões artísticas compõe a exposição coletiva Museu do Artista que ocorre até o próximo dia 9, no Largo do Café, em Campinas. Sob a curadoria da artista plástica Andrezza Kniff, 17 autores assinam 29 obras, entre quadros e esculturas que exploram a linguagens do surrealismo, contemporâneo, moderno, além de colagens.

O local fica aberto ao público nas terças-feiras, das 10h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h. O acesso é gratuito e não requer agendamento.

Escultura “Dançarina de Can Can”, feita em cobre (Foto: Bruna Fernandes)

Dos artistas participantes, cinco têm suas raízes em Campinas: Mário Gravem Borges, Andrezza Kniff, João Bosco, Acácio Pereira e Marielene Laubenstein. Os demais colaboradores são Adina Worcman, Ale Lage, Ana Lúcia Lupiacci, Diego Ducart, Fátima Munch, Flávia Jackson, Le Costa, Leila Bokel, Priscila Ramos, Renata Leal, Shirlei Gall e Taïs Del Cistia.

Andrezza diz que um dos principais objetivos ao criar o evento é incentivar, divulgar e apoiar artistas iniciantes, que não conquistaram tanta visibilidade. “Falta muita divulgação e apoio para os artistas. Eu, como artista, entendo e me coloco no lugar deles. A intenção também é dar oportunidade para aqueles que não são veteranos e nem famosos”, afirma.

Shirlei Gall, uma das artistas escolhidas pela curadora, afirma que é muito significativo ter seu trabalho incluído na mostra. “Fiquei muito feliz de ser escolhida, afinal trabalho com arte desde o ano 2000, quando tinha 15 anos. É muito bom ver minha arte sendo reconhecida desta forma”, diz.

Trabalhos de Le Costa, com a técnica de pintura digital; e de Flávia Jackson, com técnica (Foto: Bruna Fernandes)

Kniff, também expõe seus quadros na amostra. A artista plástica é apaixonada por gatos, e não esconde sua predileção nas pinturas que faz, nas quais a maior parte conta com a presença dos felinos. Apaixonada por esses animais, ela possui três gatos em casa, os quais acabam sendo fonte de inspiração para suas criações.

Originado durante a pandemia, o Museu do Artista era inicialmente uma exposição online. Em redes sociais, Andrezza publicava as obras enviadas pelos artistas, assumindo sozinha a responsabilidade de receber e divulgar os trabalhos.

Em 2022, foi realizada a primeira exposição física, contando com a participação de 11 artistas. Esta exposição foi dedicada ao movimento modernista. A curadora está presente em todos os momentos em que a exposição fica acessível ao público, compartilhando com os visitantes a significância de dar voz aos artistas iniciantes.

Orientação: Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.