Noticiário Geral

Tecnologias agrícolas vão alavancar a produção de alimentos  

Capacidade de produção agrícola do Brasil deve ajudar na alimentação mundial ao longo do Século XXI 

Por Gustavo Cabral 

O Brasil será essencial na produção de alimentos para o mundo ao longo das próximas décadas, já que, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui um clima e uma vegetação, que, somados às condições naturais e as políticas governamentais, garantem um potencial agropecuário gigantesco ao país.  De acordo com os últimos relatórios divulgados pela ONU, o Planeta Terra chegará, em 2080, a um número de aproximadamente 10,4 bilhões de pessoas. Nesse sentido, a alimentação dessa população será um desafio, devido ao crescimento exponencial da população mundial. 

Segundo Luís Gustavo Suzuki, Gerente da BASF, multinacional alemã do setor do agronegócio, o crescimento da produção de alimentos só será possível com o desenvolvimento e implementação de tecnologias no setor agropecuário, que farão com que mais alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal, sejam produzidos em maior quantidade, num menor espaço. Ainda segundo ele, a pesquisa em tecnologia agrícola precisa ser bem trabalhada para que a produção seja a melhor possível. 

Diante desse cenário, é notório que a Agroindústria e o Meio Ambiente devem caminhar juntos para que haja um desenvolvimento sustentável. De acordo com Cristiano Menezes, chefe de pesquisa da Embrapa Meio Ambiente, no Brasil, esse desenvolvimento sustentável já está em vias de acontecer: “A Embrapa, empresa estatal, negocia com produtores de alimentos um crédito destinado a eles, desde que seja cumprida uma meta de reflorestamento e redução das emissões de carbono por parte desses agricultores. Isso é um exemplo dos projetos que visam ampliar a produção alimentar, sem que haja danos à natureza. Ao longo dos próximos anos isso será essencial”, afirmou.  

A especificação de gêneros cultivados por área também contribui para o crescimento da produtividade agroindustrial  (Foto: Gustavo Cabral) 

Para se ter ideia da importância das tecnologias no Agro brasileiro, José Gilberto Jardine, Chefe-adjunto de tecnologia da Embrapa Territorial, afirmou que, nos últimos anos, o grande crescimento desse setor no Brasil só foi possível graças às tecnologias: “O Agro do Brasil cresceu muito depois da Revolução Verde, na década de 1970, que possibilitou a adaptação de sementes a grande parte de nosso território. Para se ter ideia, daqui a 3 anos, o Brasil começará a exportar trigo, o que demonstra a importância das tecnologias na alimentação humana nos próximos anos”, disse. 

Ainda segundo ele, a legislação brasileira garante a preservação de uma porcentagem da área agrícola, que varia de 10 a 80% do território, sendo assim, uma confirmação do potencial brasileiro de produção de alimentos de forma sustentável. 

Rogério Ramos, sócio fundador da Agrotech e da Goplan, empresas brasileiras de inovação na área agrícola, exemplificou algumas tecnologias que são utilizadas atualmente: “Hoje em dia, utilizam-se drones para monitoramento e aplicação de produtos nas plantações, sem contar os defensivos, que reduzem drasticamente a perda da produção para agentes externos”. Rogério ainda completa dizendo que a disputa geopolítica por alimentos será intensa nas próximas décadas e o Brasil só tem a ganhar com isso. 

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Murilo Sacardi


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.