Destaque

Vanguarda europeia inspira exposição de estudantes de Moda

As estudantes Ana Carolina, Caroline, Lívia e Giovana e o trabalho focado no Dadaísmo

Por: Letícia Nogueira Meneghel

Com propósito de unir a moda com movimentos artísticos, alunos da Faculdade de Design de Moda estão realizando uma exposição que começou na segunda-feira (2) e segue até a próxima sexta-feira (6), na praça de alimentação do Campus 1 da PUC-Campinas. 

O grupo Dadaísmo: Ana Carolina de Lima Gomes, Caroline Donnamaria Pereira, Livia Zanco de Souza e Giovana Rafaela Basso (Foto: Letícia Nogueira Meneghel)

Explorando volumes, texturas e utilizando o papel como único material de confecção, as vanguardas europeias ultrapassam as telas e se encontram com a vestimenta, transformando a moda em uma arte ambulante, com 11 peças feitas e expostas sobre manequins.

Professora de história da moda, Rose Sathler conta que esse projeto tem como objetivo trabalhar com formas e texturas, e o desafio é usar um material limitador, sendo esse um trabalho para desenvolver a criatividade dos estudantes. “Os alunos desenvolveram uma ampla pesquisa para entender as ideias, as características visuais e plásticas, para transformar isso numa composição visual”, disse.

Um dos grupos se inspirou no Dadaísmo, movimento artístico que teve auge no século XX. Esse movimento tem um caráter anti-racionalista e ilógico, pois, utilizando-se da ironia, buscava questionar a arte de acordo com seu contexto histórico. O rompimento dos valores estéticos tradicionais, negação das regras e a busca do caos e desordem são suas principais características. 

“O dadaísmo acabou com o conceito de arte tradicional e busca ver a mensagem da arte depois a estética”, conta Caroline Pereira que também fazia parte do grupo.

O grupo do Abstracionismo: Larissa Asaka Furlanetto, Lorena Marques Brigliadori e Lorena Caitano Pereira (Foto: Letícia Nogueira Meneghel)

O Abstracionismo é um estilo artístico que teve relação com as vanguardas europeias no final do século XIX. Essa é uma arte não objetiva, que usa formas indefinidas, mas que utiliza das formas para alcançar um efeito visual. “O abstracionismo é algo que precisa ser simples para não sair do tema. A gente queria algo mais exagerado, mas nossa vanguarda não permitiu isso”, disse Lorena Brigliadori sobre o trabalho do seu grupo.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.