Cultura & Espetáculos

Sentimento é tema de exposição em Artes Visuais

O estudante Erick Gabriel diz que a obra Raízes explora vínculos com sua ancestralidade

Por: João Gabriel

A escultura de um homem ajoelhado à frente de uma raiz de árvore é uma das obras em destaque na exposição Gravado na Memória, que alunos do curso de Artes Visuais promovem até a próxima segunda-feira (16), na galeria de arte da Escola de Arquitetura, Artes e Design, da PUC-Campinas.

Erick Gabriel: “Minha obra explora o vínculo que tenho com a minha ancestralidade” (Foto: João Gabriel)

“Minha obra explora o vínculo que tenho com a minha ancestralidade, mostrando como esse vínculo é fundamental, como artista e como afrodescendente”, descreve o estudante Erick Gabriel a respeito do trabalho Raízes: um encontro com a ancestralidade.

De acordo com a professora Paula Almozara, da Faculdade de Artes Visuais e do PPG em Linguagens Mídia e Arte (Limiar), a exposição reúne trabalhos de conclusão de curso de seus alunos, buscando documentar o processo criativo de cada um. Segundo disse, o desafio foi levar os estudantes ao uso de diferentes suportes, seja em moldura, fanart, instalação, escultura e outras possibilidades da arte contemporânea.

No caso de Erick Gabriel, o estudante buscou registros de memórias da cultura africana, tentando conectar o presente com o passado. Construída inteiramente em gesso, a escultura busca representar “um resgate das memórias dos meus antepassados”, diz.

Já a estudante Isabela Damasceno traz a obra Sweet Silence, na qual busca retratar como a memória é um organismo vivo,“ e de que maneira uma coisa que aconteceu no passado pode mudar o curso da nossa vida”. Com base no argumento de que a memória tem um significado diferente para cada pessoa, a estudante trabalha com fotos contemporâneas e com o apoio de uma produção audiovisual.

Beatriz Mechi: “O afeto é um sentimento que varia de pessoa para pessoa” (Foto: João Gabriel)

No contemporâneo, a estudante Isabela Berini buscou inspiração nos quadrinhos, com a obra Hotel 77, para produzir uma história focada no gênero terror slasher. “É um subgênero de terror, que quase sempre está envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente”, explica.

Já a estudante Beatriz Mechi traz a obra Afeto, através da qual discute associação desse sentimento com o grafite como expressão de uma arte para ser vista. Segundo a jovem, o afeto tem vários sentidos e pode ser interpretado de diferentes formas. “É um sentimento que varia de pessoa para pessoa”, pondera.

Isabela Berini traz uma história em quadrinhos no gênero terror slasher (Foto: João Gabriel)

A quinta autora a integrar a exposição, Luisa Panzini, está presente com a obra Mordida, que conta com recursos da animação em stop motion de todas as tatuagens que ela fez. Cada frame é uma pessoa diferente. Em seu trabalho, ela busca discutir a relação do ser humano com a pele.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.