Cultura & Espetáculos
Giovana Toledo e Mary Ferrari estão entre os 20 alunos que irão atuar no espetáculo “Christmas Dream”, nos EUA
Por: Letícia Meneghel
No próximo sábado (28), a escola de artes Catavento embarca em direção a Orlando, para uma apresentação no palco da Disney Springs. Através do programa Disney Imagination Campus e após um ano de processo seletivo, o espetáculo “Christmas Dream” chegará aos palcos.
O programa Disney Imagination Campus tem como objetivo levar escolas artísticas do mundo todo para se apresentarem no palco da Disney. Além de participarem de workshops com coreógrafos da própria empresa, todos os alunos serão tratados como artistas e conhecerão os camarins e os subsolos, aos quais o público não tem acesso.
“Para quem almeja seguir uma carreira artística é uma experiência muito rica ter contato com o backstage”, diz Lucas Figeri, diretor artístico da Catavento.
O tema escolhido pela direção da escola para montar seu musical foi Natal, sendo que a apresentação será realizada perto da transição Halloween-Natal, uma época marcante nos Estados Unidos. A dramaturgia foi feita por Gustavo Pella, que também participara da apresentação; a direção coreográfica ficou por conta da professora Lara Figeri; e Lucas Figeri ficou responsável pela direção geral.
O enredo do show conta a história de dois irmãos que desejam viver um Natal especial na terra mágica do Papai Noel. O desejo é atendido pela estrela de Belém e os irmãos são levados para viver grandes aventuras dentro da fábrica de brinquedos do bom velhinho.
A música escolhida para o espetáculo pertence às playlists criadas pela Disney, de forma que todo o material que será apresentado no dia precisou ser encaminhado, analisado e aprovado previamente, de acordo com as regras e padrões da empresa. “O show todo precisa ser enviado à Disney. Foram meses de muita comunicação e muitos emails para o show acontecer”, afirma Lucas Rissi, coordenador operacional.
A quantidade de alunos no palco e o tempo de cada apresentação também é uma norma a ser seguida para que um grupo possa se apresentar. Com 20 integrantes e um show de 16 minutos de duração, a escola catavento cumpriu os requisitos necessários para a aprovação.
Os alunos selecionados para essa apresentação foram escolhidos tanto por demonstrarem interesse pela temática, quanto por possuirem os requisitos necessários. “A gente fez o convite já direcionado para aqueles que têm o perfil da apresentação, visto que todos são nossos alunos”, diz Lucas Figeri sobre a escolha do elenco.
Giovana Toledo, estudante de 17 anos, vai sair do país pela primeira vez e relata estar muito ansiosa para conhecer a Disney e se apresentar em um palco internacional. Giovana conta que o preparo está bem corrido, mas está aproveitando o processo. “Estamos ensaiando bastante, vendo figurino, maquiagem, mas tudo está indo perfeitamente bem”, relata.
Além de estar animada para se apresentar no palco da Disney, a aluna Livia Leticia Pery, de 14 anos, diz que está muito feliz em levar sua arte para outro país. “Estou muito ansiosa para realizar meu sonho, levar minha arte e a arte da escola internacionalmente, essa conquista é algo muito grande”, conta.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo