Destaque

Tattoos reforçam macho-alfa e mulher sensualizada

Segundo a publicitária e pesquisadora Júlia Rinaldi, as tatuagens evidenciam os padrões existentes na sociedade

Por: Felipe Bertochi

Júlia Rinaldi: “A necessidade do aparecer, nos moldes da sociedade atual, é maior que a de ser” (Imagem: Videoconferência)

“O sistema influencia muito o corpo das pessoas, e a necessidade do aparecer, nos moldes da sociedade atual, é maior que a de ser”. Essa afirmação é de Júlia Rinaldi, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) da PUC-Campinas e autora da pesquisa “Práticas contemporâneas da tatuagem: Do corpo culturizado ao corpo capitalizado”, sob orientação do professor Tarcísio Torres Silva.

Segundo ela, as tatuagens reforçam padrões na sociedade, que muitas vezes se associam ao machismo e à erotização da mulher. Segundo Júlia, os homens são representados no estilo “lenhador”, ou seja, barba cheia e braços fechados, enquanto as mulheres geralmente aparecem seminuas ou de biquini, como mostra a curadoria que fez ao final da dissertação.

Para Júlia, que escolheu o tema por gostar muito de tatuagens, embora não tenha nenhuma no corpo, o significado dessas representações sofreu muitas alterações ao longo do tempo. “Inicialmente as tatuagens tinham significados mais culturais e, nos dias de hoje, elas têm um significado mais mercadológico, muito influenciado pelas redes sociais”, apurou.

Ainda para a publicitária formada pela PUC-Campinas, a identidade das pessoas e as tatuagens dão origem a uma curiosa questão paradoxal. “A identidade das pessoas é muito fluida na contemporaneidade, onde não se apegam a uma identidade fixa. E isso é totalmente oposto ao que ocorre com a tatuagem, já que se trata de uma inscrição que fica para sempre no corpo das pessoas”, avaliou, com alguma surpresa na entrevista que concedeu ao Digitais.

A entrevista com Júlia Rinaldi, na íntegra, está disponível abaixo:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: João Vitor Bueno


Veja mais matéria sobre Destaque

Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.