Destaque

Reginaldo Rossi inspira exposição na Biblioteca Municipal

A canção “Garçom” inspirou Fabiano Carriero a sequenciar a exposição “O roubo do copo americano”

Por: Mariana Dadamo

“Garçom”, a clássica composição brega do já falecido Reginaldo Rossi, motivou o artista Fabiano Carriero a criar obras de arte independentes e exclusivas para a exposição “O roubo do copo americano”, que segue aberta ao público até o próximo dia 29, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal.

A proposta de Carriero foi construir a temática da narrativa de seu trabalho baseada no verso “No bar, todo o mundo é igual”, em que todos poderiam ser o suspeito de um determinado furto, e sobre o que acontece nos bares.

As 28 obras em exposição foram pensadas separadamente, mas confluem na ideia principal do roubo e, juntas, buscam fazer sentido. No conjunto, o artista adota pintura, esculturas e gravuras, nas quais quis mesclar seus estilos e tentar novas experiências para expandir seu processo criativo.

“São obras totalmente inéditas e feitas especificamente para esse projeto. Levaram cerca de 2 meses para serem produzidas, entre criação e estudo”, relembra Carriero.

Fabiano Carriero, 42 anos, é formado em artes visuais na PUC Campinas e foi convidado a participar da 5ª edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes de Campinas, que estimula a venda de arte autônoma de obras e livros dentro da Biblioteca Pública Municipal. Ele foi chamado para fazer a criação do cartaz da feira e pôde produzir suas próprias obras.

Os personagens bregas e cafonas retratados no trabalho em exposição têm a intenção de deixar clara sua inspiração. “Para ter uma dinâmica, queria contar uma história, não em forma de quadrinhos, mas com obras originais em pedaços que juntas formam o viés da exposição”, conta o artista.

A ideia central é entrar no espaço e todos serem suspeitos de ter roubado o copo americano, sejam os personagens retratados nas obras e até mesmo quem a visita. Sua companheira Duda, retratada nos quadros, influenciou Carriero com o tema da exposição, onde às vezes ela esquece e sai do bar com o copo americano na mão.

O envolvimento de Carriero com a arte começou quando pequeno, período em que desenhava alguns personagens e super-heróis na sua cidade natal, Araruama (RJ). Quando veio para Campinas, em 2003, se especializou nas várias áreas das artes visuais, como caricaturas, artes plásticas, xilogravuras, muralista e gravador.

“Fui aperfeiçoando meu trabalho e tomando cuidado para não virar um hobbie, para eu não me perder”, disse Carriero.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.